As primeiras notícias divulgadas sobre o Coronavírus foram em dezembro de 2019, com informações sobre uma “pneumonia” violenta de causa desconhecida que se espalhava rapidamente na China. A partir desse momento os noticiários não pararam mais de falar dia e noite. E esse temor aumentou quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que a doença era causada por um novo Coronavírus (conhecido como Sars-CoV-2) e declarava que esta viraria uma pandemia.
Em praticamente um ano, o mundo como conhecíamos entrou em convulsão. Rapidamente a doença se alastrou por 192 países (dados da ONU) e, só nesse primeiro ano, já contabilizava mais de 2,5 milhões de mortos por Covid-19. Concomitantemente a dor avassala as pessoas que perderam parentes e amigos. O pânico por medo do vírus e de suas consequências começa a dominar a mente das pessoas. Medo esse que pode se exacerbar e se tornar o que especialistas passaram a chamar de “coronofobia”.
Estudo publicado pela National Library of Medicine (Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos), analisou 500 casos de ansiedade e depressão e concluiu que todos estavam ligados à crise da Covid-19.
É sabido que eventos traumáticos podem levar a fobias. O termo “coronofobia”, foi criado no ano de 2020 e traduz uma ansiedade grave diante do vírus e da pandemia. Se classifica como um medo exagerado de contrair a Covid-19 e tem sintomas de ordem física, psicológica e comportamental.
Alguns sintomas físicos mais comuns da coronofobia são: palpitações, dificuldades para respirar e problemas de insônia. No emocional se destaca a tristeza, o medo exagerado ou culpa além de limites aceitáveis. E entre os reflexos comportamentais podemos destacar: pânico em tocar superfícies e procura constante de cuidados médicos por se achar acometido pela Covid-19.
Hismayla Pinheiro (psihismaylapinheiro) é formada em psicologia pela Faculdade Cathedral e especializanda em Avaliação Psicológica pela IPOG. Atua como psicóloga clínica, com experiência em orientação profissional. É a psicóloga oficial do ‘Miss Roraima Universo’. Toda segunda-feira orientações valiosas nesse divã virtual de como manter a saúde mental saudável, principalmente em meio à pandemia da Covid-19. Consultas pelo telefone (95) 99144-1131.