Invasão
O senador Mecias de Jesus (Republicanos), publicou nas redes sociais sua “revolta” às invasões cometidas por, segundo ele, “movimentos invasores apoiados pelo atual governo”. Ele cita a invasão da fazenda da senadora Tereza, em Mato Grosso do Sul. “Movimentos assim também ocorreram recentemente em Roraima. Não vamos tolerar nenhum tipo de invasão”, escreveu Mecias. A afirmação do senador se torna contraditória quando relembramos sobre a ocasião em que o parlamentar foi flagrado apoiando Faradilson Mesquita durante uma invasão de terras no município do Cantá, em 2017.
Diante disso, podemos ver que, de fato, existem dois pesos e duas medidas. Quer dizer, a invasão da fazenda da ex-ministra do governo Bolsonaro e atual senadora é revoltante, mas a de pessoas comuns é ok?
‘Imoral’
Em entrevista a uma rádio local neste domingo (30), o deputado estadual Jorge Everton (União) se manifestou de forma contrária à candidatura da primeira-dama, Simone Denarium, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Para o parlamentar, a atitude é “imoral”, porque “fere os princípios da moralidade administrativa”. Ele disse ainda que a candidatura da esposa do governador vai de encontro com os princípios constitucionais e “beira o nepotismo”.
A lista de nomes dos inscritos para disputar à vaga de conselheiro do TCE foi divulgada pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) no dia 28 de abril.
Conforme o deputado Jorge Everton, que também é candidato, ele e outros 16 parlamentares defendem a escolha de um deputado ao cargo. Isso porque a vaga é uma das quatro que cabe ao Poder Legislativa fazer a indicação.
Candidatos
Cinco pessoas se candidataram. São eles: os deputados Jorge Everton (União) e Coronel Chagas (PRTB); o reitor da Universidade Estadual de Roraima, Regys Freitas; a primeira-dama, Simone Soares de Souza; e, por fim, a advogada Maria da Glória de Souza Lima.
Agora, a Casa Legislativa ainda vai avaliar o currículo dos inscritos. A lista definitiva deve ser divulgada nesta terça-feira (2), já com a convocação para a Sabatina.
A Comissão Especial Externa, responsável pela análise curricular, é composta pelos seguintes membros: deputados Soldado Sampaio (Republicanos), Renato Silva (Pros), Isamar Júnior (PSC), Marcos Jorge (Republicanos) e Odilon (Podemos).
Após a sabatina, o Poder Legislativo vai divulgar os nomes dos aprovados em edital. E então no dia 10 de maio, os parlamentares apreciarão e votarão nos candidatos em sessão plenária. Contudo, aquele que obtiver o maior número de votos, será o escolhido para ocupar o cargo no TCE-RR.
Em suma, o Tribunal de Contas do Estado de Roraima tem sete conselheiros. Três vagas indicadas pelo Executivo Estadual e quatro pela ALE-RR.
Critérios para ocupar a vaga
Por fim, vale lembrar que candidatos à vaga devem obedecer a alguns requisitos, como ter nacionalidade brasileira, ter idade entre 35 e 65 anos, idoneidade moral e reputação ilibada, além da necessidade de possuir notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública e ter mais de 10 anos de exercício de função ou efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados.