O Ministério Público de Roraima (MPRR) emitiu recomendação para que o Governo do Estado realize reforma urgente nas escolas Francisco Ricardo Macedo e Henrique Dias, ambas localizadas no município de São João da Baliza. A informação foi publicada no Diário Eletrônico do órgão nesta segunda-feira (8)
Conforme o documento, assinado pela promotora Lara Von Held, mesmo após concessão de prazo pelo órgão, as duas escolas continuam em condições precárias de funcionamento. Assim, colocando em risco a vida e a integridade física de alunos, pais, professores e demais colaboradores.
A promotora considerou ainda a ausência de cronograma de obras das unidades, bem como o risco iminente “de que venha a acontecer uma tragédia”.
O governador Antonio Denarium (PP) e o secretário de Educação Nonato Mesquita, devem apresentar em até 10 dias o cronograma para cumprimento das medidas. Além disso, eles têm ainda o prazo de cinco dias úteis para informar o acatamento ou não da recomendação.
O Roraima em Tempo entrou em contato com o Governo para pronunciamento. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que recebeu a notificação e que vai responder conforme o prazo determinado.
Manifestações nas escolas
A precariedade nas estruturas de escolas são alvos constantes de denúncias de pais e alunos da rede estadual de ensino.
Em abril deste ano, por exemplo, estudantes da Escola Severino Cavalcante, em Boa Vista, chegaram a realizar uma manifestação. Com cartazes, eles pediam reforma na escola, que apresenta péssimas condições. Vídeos enviados á reportagem mostram salas de aula completamente sem estrutura.
Em Rorainópolis, a situação se repete. Pais de alunos da Escola Estadual 1º de Maio, localizada na Vila do Equador, também fizeram um protesto para pedir melhorias.
Conforme os moradores da região, a última reforma da escola ocorreu em 2007, ou seja, há 16 anos.
Fonte: Da Redação