Aluna usa guarda-chuva e ‘barquinho de papel’ em sala de aula para protestar por goteiras em escola no interior de RR; veja vídeo

Estudantes tiveram que ser retirados do local; Teto da sala está cedendo e pode causar acidente

Aluna usa guarda-chuva e ‘barquinho de papel’ em sala de aula para protestar por goteiras em escola no interior de RR; veja vídeo
Aluna Camena Mariana em escola no interior de Roraima – Foto: Arquivo Pessoal

A aluna Camena Mariana, de 14 anos, usou um guarda-chuva e ‘barquinhos de papel’ para protestar a precariedade na estrutura da Escola Estadual Francisco Ricardo Macedo localizada no município de São João da Baliza, interior de Roraima.

A jovem fez um vídeo, juntamente com os colegas de sala para mostrar a situação que os estudantes vivem na unidade escolar.

“Hoje dia 12 do cinco de 2023, nossa Escola Estadual Ricardo Macedo se encontra nessa situação. A gente tá tendo que sair da sala porque está com goteira e está alagando tudo”.

Veja o vídeo:

Camena também afirmou que o teto da sala está cedendo. Dessa forma, corre o risco de cair e causar um acidente com os alunos.

“Está cada vez mais difícil estudar na situação em que se encontra a escola… é perceptível que o teto está mais baixo, com risco de cair”, explicou.

A estudante disse ao Roraima em Tempo que seu sentimento é de frustração e tristeza devido a qualidade de ensino que recebe.

“… é frustrante, pois vem vários recursos pra cá e nenhum é aplicado de maneira correta. E é mais triste ainda por ser nosso último ano do fundamental II, nós alunos não temos culpa da má gestão do nosso Estado”.

Alvo de denúncias

A infraestrutura da Escola Estadual Francisco Ricardo Macedo é alvo constante de denúncias. Tanto alunos como servidores procuram a imprensa para relatar as dificuldades que enfrentam na unidade.

Em setembro do ano passado, por exemplo, uma aluna descreveu a situação da unidade quando chove e fez um desabafo.

As salas ficam todas alagadas, fedendo a rato, morcego, etc. A escola não tem uma cerâmica! O teto da escola está para cair em cima dos alunos. Segunda-feira [05/09], a escola perdeu as chaves da maioria das salas. Isso causa bastante prejuízo para nós”, relatou.

Já no último dia 23 de abril, um servidor também denunciou. Então ele disse que, há um ano, a unidade comporta também os alunos remanejados da Escola Estadual Henrique Dias.

De acordo com o funcionário, que não quis se identificar, a Escola Francisco Ricardo Macedo funciona com apenas os servidores da unidade. Os servidores da Henrique Dias estão dispensados, ocasionando assim, uma sobrecarga nos servidores.

“A gente não aguenta, só a gente trabalhando. Os outros estão acomodados. Todos os alunos da Henrique Dias foram realocados para nossa escola. E os professores e demais funcionários ficam sobrecarregados”, disse.

MPRR recomendou reforma urgente

Já no último dia 8 de maio, o Ministério Público de Roraima (MPRR) emitiu recomendação para que o Governo do Estado realize reforma urgente nas escolas Francisco Ricardo Macedo e Henrique Dias.

Conforme o documento, assinado pela promotora Lara Von Held, mesmo após concessão de prazo pelo órgão, as duas escolas continuam em condições precárias de funcionamento. E dessa forma, colocando em risco a vida e a integridade física de alunos, pais, professores e demais colaboradores.

A promotora considerou ainda a ausência de cronograma de obras das unidades, bem como o risco iminente “de que venha a acontecer uma tragédia”.

O governador Antonio Denarium (PP) e o secretário de Educação Nonato Mesquita, receberam prazo de 10 dias para cumprimento das medidas. Além disso, eles têm ainda o prazo de cinco dias úteis para informar o acatamento ou não da recomendação.

O que diz a Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação e Desporto informa que a Escola Estadual Francisco Ricardo Macedo em São João da Baliza será contemplada com obra de reforma geral. A instituição de ensino não passa por reforma há dez anos.

Esclarece que a licitação sob responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura foi embargada por decisão Ministério Público de Contas, estamos aguardando liberação para prosseguimento no processo. O valor estimado da obra é estimado em de R$ 3.827.532,11.

A Secretaria de Educação está buscando alternativas a curto prazo junto à Secretaria de Infraestrutura para garantir a reforma da Escola Estadual Ricardo Macedo.

Vídeo mostra os ‘barquinhos de papel’

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francisco Johnny Silva de Sousa

Muito Obrigado Denario pela ótima administração

1
0
Would love your thoughts, please comment.x