O Boa Vista Junina 2023, terá pontos de coleta de recicláveis. Será uma forma de sensibilizar a população sobre o descarte correto de resíduos.
De acordo com a Prefeitura da capital, durante as seis noites do arraial, ficarão disponíveis dois pontos de coleta de materiais recicláveis, além de uma tenda para orientações sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, em execução na capital.
Dessa forma, as equipes também farão um trabalho de orientação junto aos barraqueiros e ambulantes, para que estes também se tornem multiplicadores desta coleta seletiva, não só durante o evento mas como uma prática a ser adotada no dia a dia. Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Santos, esta é uma ação simbólica e será a primeira de muitas que deverão fazer parte dos grandes eventos da prefeitura.
“Em cada ponto vamos contar com dois catadores das associações para informar as pessoas o que, de fato, precisa ser descartado nestes locais. Vamos ter esse trabalho com os barraqueiros também para que eles incentivem a coleta seletiva durante o evento. E a proposta feita pela FETEC é que quem coletasse o maior número de recicláveis em sua barraca já teria a vaga garantida no Boa Vista Junina do ano que vem. Vamos começar esta iniciativa no arraial levando informação e recolhendo recicláveis para fomentar a renda desses catadores”, disse.
Portanto, durante o evento todo e qualquer material que possa ser reutilizável e reciclável como garrafas pet, descartáveis, papelões, embalagens, sacolas, tampas, frascos de produtos de limpeza, brinquedos de plástico dentre outros podem ser levados a estes pontos de coleta. Será uma ação conjunta da Prefeitura, associações, barraqueiros e ambulantes e a população em geral.
Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Acompanhando as principais cidades brasileiras, Boa Vista já está executando o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Ela está se tornando referência no compromisso com o meio ambiente e com a sociedade. A iniciativa veio para mudar antigos hábitos da população relacionados à destinação correta dos mais variados tipos de resíduos.
Uma das principais ações está a extinção dos lixões e a ampliação do aterro sanitário na capital. No momento, o atual aterro sanitário encontra-se em processo de encerramento. Hoje não há nenhum tipo de lixo a céu aberto. O plano inclui ainda a construção de três Ecopontos. Onde vão ser concentrados os descartes de resíduos para reciclagem. A prefeitura já elaborou o projeto arquitetônico para construção do primeiro Ecoponto da cidade.
Assim, dentre as ações existe: o descarte adequado de resíduos da construção civil e dos resíduos de saúde, que não são mais destinados ao aterro sanitário; coleta seletiva em UBSs, em cerca de 40 escolas municipais, com o auxílio de cooperativas e associações. Atualmente trabalha para adequar também os prédios públicos municipais neste processo de organização dos resíduos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já está planejando a rota de coleta para atender esses prédios. E em breve uma empresa fará a coleta seletiva em toda a cidade.
Ações
Logo, essas ações são para favorecer o aterro sanitário, que só deve receber os resíduos corretos, e todos os outros que forem passiveis de transformação ou reutilização, terão outro destino, de beneficiamento e geração de renda, de reinserção no mercado, para que Boa Vista possa ter um aterro reestruturado e organizado nessa ampliação.
Centro de Compostagem de resíduos orgânicos
Lembrando que está sendo estruturado um Centro de Compostagem de resíduos orgânicos em Boa Vista. A iniciativa é da AVSI Brasil, com a parceria da Prefeitura e Fundação Banco do Brasil. O Centro está sendo instalado no Distrito Industrial e a previsão é que o local comece a operar este ano.
Dentre os objetivos é garantir a destinação correta de resíduos orgânicos. Bem como diminuir a quantidade de lixo aterrado diariamente, Incentivar a adesão de práticas agrícolas com menor impacto ambiental.
Fonte: Da Redação