A psicose pós-parto também chamada de psicose puerperal é um transtorno psiquiátrico que atinge algumas mulheres logo após o parto (2 ou 3 semanas). Esse transtorno provoca sinais e sintomas como: confusão mental, nervosismo fora do comum, crises de choro sem causa aparente, em alguns casos a paciente apresenta quadros de delírios e visões. O tratamento deve ser indicado por Psiquiatra, de preferência com internação em hospital especializado, e sob constante supervisão da equipe de enfermagem, bem como, o uso de medicamentos para controlar estes sintomas. Concomitantemente ao tratamento clínico, o processo de psicoterapia deve ser implementado.
Estudos indicam que a psicose puerperal é causada devido às alterações hormonais que a mulher apresenta neste período, bem como, soma-se a estes o estado emocional que geralmente acomete as mulheres, face às mudanças com a chegada da criança, que pode desencadear a tristeza e depressão pós-parto.
Os principais sintomas identificados na psicose puerperal costumam aparecer no primeiro mês após o parto, porém, podem levar mais tempo para dar sinais. Dentre os vários sintomas, podemos citar: Inquietação ou agitação; Sensação de fraqueza intensa e incapacidade de se movimentar; Choro e descontrole emocional; Desconfianças sem motivos aparentes; Confusão mental; Falar coisas sem sentido algum; Obsessão por alguém ou alguma coisa; Visualizar vultos ou ouvir vozes (visões). Além destes sintomas, a mulher-mãe pode apresentar sentimentos distorcidos em relação à realidade e a criança, que variam do amor a indiferença, da confusão a raiva, da desconfiança ao medo, e, em casos gravíssimos, pode até atentar contra a vida da criança.
Estes sintomas podem aparecer repentinamente sem nenhum aviso e mesmo, irem se agravando aos poucos. Mas atenção: ao identificar qualquer um dos sintomas acima relatados, se a mulher-mãe estiver em estado mental consciente, esta deve procurar ajuda urgente, o mesmo alerta serve para os familiares e amigos, pois quanto mais rápido iniciar o tratamento, maiores serão as possibilidades de cura e de recuperação da mulher.
A psicose puerperal pode iniciar a partir do momento da chegada da criança, por significar um período de muitas mudanças para a mulher, onde se misturam muito sentimentos como amor, medo, insegurança, felicidade e tristeza. Esse turbilhão de sentimentos associados às mudanças hormonais experimentados pelo corpo da mulher neste período, são fatores que podem propiciar um desencadeamento de um surto de psicose puerperal.
Ainda não há na literatura uma pesquisa que demonstre claramente que certas mulheres tem uma pré-disposição ao surto puerperal e outras não. Até o momento, os estudos indicam que qualquer mulher pode sofrer de psicose puerperal ou pós-parto, apesar de haver indicativos de que mulheres com um histórico anterior de depressão e transtorno bipolar, apresentarem um maior risco de desencadear uma depressão pós-parto. Também, há indicativos de que mulheres que passam por conflitos na vida pessoal ou familiar, bem como, na vida profissional, econômica e, as que não tiveram uma gravidez não planejada, são fortes candidatas a desenvolver a psicose puerperal.
O tratamento básico é medicamentoso e prescrito por médico psiquiatra, no entanto, a psicoterapia se mostra uma grande aliada, podendo auxiliar as mulheres a compreender o momento e, como lidar com a situação. Concomitante ao tratamento e a psicoterapia, o apoio da família cuidando da criança, assim como no apoio emocional para essa mulher, é fundamental para ajudar na recuperação da doença.
Assim, a boa notícia é que com o tratamento a mulher pode ser curada e, retornar ao convívio como sua criança e a família, porém, se o tratamento for negligenciado, há uma grande possibilidade de os sintomas piorarem cada vez mais, ao ponto de a mulher puérpera perder totalmente a consciência da realidade, podendo pôr em risco a sua vida e a da criança
Hismayla Pinheiro (@psihismaylapinheiro) é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica, com experiência em orientação profissional. Além disso, é a psicóloga oficial do “Miss Universo Roraima”. Toda segunda-feira, orientações valiosas nesse divã virtual de como manter a sua saúde mental. Marque sua consulta (95) 99144-1131