Atendimento psicológico para portadoras de câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional do Câncer-INCA, o câncer de mama é a neoplasia maligna que mais atinge pessoas do sexo feminino

Atendimento psicológico para portadoras de câncer de mama
Foto: Divulgação

Segundo o Instituto Nacional do Câncer-INCA, o câncer de mama é a neoplasia maligna que mais atinge pessoas do sexo feminino e, é a maior causa de mortes por este tipo de doença, sendo responsável por cerca de 20% dos óbitos por câncer entre as mulheres. Ainda, o câncer de mama também é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país.

No momento em que a mulher descobre que tem nódulo na mama, inicia um processo interno de dúvidas, medos e incertezas que podem ou não ser amenizados através do exame físico e radiológicos. E se confirmado diagnóstico positivo de que aquele achado é um tumor maligno, a mulher passará por várias fases de conflitos internos que podem oscilar desde a negação da doença, onde a paciente e até familiares, iniciam uma busca desesperada por diversos profissionais, na esperança de que algum deles lhes dê um diagnóstico contrário aos diagnosticados através dos exames, culminando até a fase final onde há a aceitação da existência do tumor.

Esses conflitos são claras demonstrações das alterações psicológicas por que passa a mulher portadora de câncer de mama e seus familiares e, que, não terminam com a cirurgia para extirpar o tumor, mas que vão além, com os tratamentos como a quimioterapia, radioterapia e hormônio terapia.

Diante dessa realidade da doença confirmada é fundamental o acompanhamento psicológico, até porque, o nível de desespero diante de uma provável morte, leva a quadros depressivos e outros transtornos da mente, os quais, devem ser trabalhados por Psicólogo. Esse suporte psicológico e mesmo da família, deve ser bastante presente na vida da pessoa acometida por esse tipo de câncer, visto que, o alto índice de óbitos é assustador e leva muitas vezes a pessoa doente a atos de desespero, ainda que, com o avanço da medicina existam grandes possibilidades de cura.

Hismayla Pinheiro (@psihismaylapinheiro) é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica, com experiência em orientação profissional. Além disso, é a psicóloga oficial do “Miss Universo Roraima”. Toda segunda-feira, orientações valiosas nesse divã virtual de como manter a saúde mental saudável, principalmente em meio à pandemia da Covid-19. Consultas pelo telefone (95) 99144-1131

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x