Os 30 anos do Instituto Federal de Roraima (IFRR) traz ao público uma exposição fotográfica que conta a história da instituição. Ela vai estar exposta no pátio do bairro Cauamé até próxima sexta-feira, 30 de junho, data do aniversário.
Serviços à comunidade pelo IFRR
Além da mostra, estudantes dos cursos técnicos em Enfermagem e em Análises Clínicas e de Licenciatura em Educação Física do Campus Boa Vista (CBV) vão oferecer serviços como aferição de pressão arterial, medição de glicemia, exposição de métodos contraceptivos, distribuição de folders informativos, entre outros, e realizar atividades com crianças de até 12 anos. A oferta dos serviços ocorrerá das 16h às 22h nos dias 29 e 30 de junho.
O CBV é a unidade do IFRR onde começou a história do ensino técnico, profissional e tecnológico em Roraima. Assim, no ano de 1993, com a sanção da Lei 8.670, a Escola Técnica Federal de Roraima foi criada como autarquia vinculada ao Ministério da Educação, com quadro de servidores e funções gratificadas para atender às novas escolas.
Os cursos
Logo, em 1994, ele passou a ofertar os cursos de Agrimensura e Magistério em Educação Física, além do ensino fundamental. Em 2002, tornou-se Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (Cefet-RR), passando a oferecer cursos básicos, técnicos e superiores. Em 2008, por meio da Lei 11.892, o centro foi transformado em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).
Hoje a instituição de educação conta com a reitoria, que é a unidade administrativa, e mais cinco campi. Dois estão na Capital: o Campus Boa Vista (CBV) e o Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO). Três ficam no interior: o Campus Novo Paraíso (CNP), na região sul do estado; o Campus Amajari (CAM), na região norte; e o Campus Avançado Bonfim (CAB), na fronteira com a Guiana.
Do mesmo modo, as comemorações do aniversário de 30 anos têm ocorrido nas seis unidades. De acordo com a reitora do IFRR, Nilra Jane Filgueira, a exposição tem objetivo de levar o conhecimento do a quem visita o shopping.
“Com essa exposição queremos, além de valorizar nossa história e apresentar um pouco das diversas contribuições que demos ao estado. Preparamos diversas ações, esse presente especial em imagens e informações, que são alguns momentos para marcarem a memória não apenas de quem estuda ou trabalha na instituição, disse a reitora.
Fonte: Da Redação