Escolas de Boa Vista realizam atividades lúdicas de encerramento do 1º semestre letivo

Cerca de 50 mil alunos, distribuídos em 131 unidades de ensino vão retornar para as salas de aula no dia 17 de julho

Escolas de Boa Vista realizam atividades lúdicas de encerramento do 1º semestre letivo
Crianças de Escola da Rede Municipal/Foto: Divulgação PMBV

As escolas de Boa Vista realizaram diversas atividades lúdicas internas para marcar o encerramento do 1° semestre letivo. Em razão do feriado de São Pedro, ele termina nesta quarta-feira, (28).

De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, cerca de 50 mil alunos, distribuídos em 131 unidades localizadas tanto na área urbana, como indígena e do campo, vão retornar para as salas de aula no dia 17 de julho.

As atividades

Assim, no Núcleo de Creches Cidade Satélite II, o clima junino contagiou a criançada que se vestiu a caráter e aproveitou uma programação especialmente preparada para elas. Além de merenda com várias delícias típicas, como bolo de milho, pamonha, canjica e pipoca, os pequenos assistiram a peça “O Nabo Gigante”, apresentada pelos próprios servidores da unidade.

Baseado em um clássico da literatura infantil, de Aleksei Tolstoi, o espetáculo trouxe valores de união, cooperação, trabalho em grupo e respeito aos animais. Com muito entusiasmo, as crianças entraram na brincadeira, colocaram máscaras de bichinhos e foram essenciais na peça.

“Fizemos questão de proporcionar uma manhã especial para eles, com atividades lúdicas e apresentação teatral. Além disso, todos os trabalhinhos dos alunos, produzidos durante o primeiro semestre, foram expostos para apreciação dos familiares”, disse a gestora Ana Gabriele Barros.

Recentemente, o Núcleo de Creches Cidade Satélite II ampliou sua capacidade de atendimento com a inauguração de duas novas unidades. Boa Vista conta agora com 41 creches desse modelo, distribuídas em 12 núcleos na capital.

Espaço Lúdico e sensorial

Ainda como parte das programações de encerramento do 1° semestre do ano letivo, a Escola Municipal Waldinete de Carvalho Chaves, no bairro Nova Canaã, ampliou seu Espaço Lúdico Sensorial e inaugurou dois novos equipamentos: a Ponte da Inclusão e o Portal Aquático.

Na Ponte da Inclusão, os alunos têm um pequeno lago com peixes de plástico Lá, eles podem brincar de pescaria. Em outras palavras, a atividade estimula a coordenação motora das crianças, além de proporcionar afetos, momentos de socialização e construção de memórias afetivas.

Portal aquático

Do mesmo modo, no Portal Aquático, os pequenos têm a oportunidade de se refrescar e recebem estímulos pelos diversos “macarrões sensoriais” (fios plásticos). Eles se estendem até o chão De acordo com a gestora da unidade, Suely Regina, a construção do espaço com o tema aquático surgiu do interesse dos alunos.

“Esses espaços são, em sua maioria, construídos pelos servidores e feitos com base no que as próprias crianças pedem. Neste primeiro semestre, por exemplo, tratamos sobre animais aquáticos”, explicou.

Por fim, o espaço já contava com um caminho sensorial, instrumentos musicais, horta medicinal, jogos e brinquedos. Eles estimulam os sentidos e a curiosidade por meio da exploração. Logo, tudo é feito especialmente para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos atendidos na unidade.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x