Transparência: resultados do processo de revisão do Plano Diretor de Boa Vista são apresentados ao Ministério Público

Encontro ocorreu no espaço Cidadania do MPRR e contou com a participação de representantes do comitê gestor do Plano Diretor

Transparência: resultados do processo de revisão do Plano Diretor de Boa Vista são apresentados ao Ministério Público
Reunião com o MPRR – Foto: Yan Costa/Semuc/PMBV

A revisão do Plano Diretor de Boa Vista segue avançando. E para garantir a transparência em todo o processo, a prefeitura se reuniu nesta terça-feira (27) com o Ministério Público Estadual de Roraima (MPRR) e demais instituições envolvidas para apresentação dos resultados de todos os produtos até então, bem como as etapas que estão em desenvolvimento.

Também participaram do encontro representantes da Universidade Federal de Roraima (UFRR), da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), assim como do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Conforme o presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), Sérgio Pillon, a reunião foi positiva. E um passo fundamental para o processo em curso.

“O objetivo da prefeitura e do prefeito Arthur Henrique é promover um desenvolvimento urbano e habitacional que reflita as necessidades de Boa Vista. Estamos colaborando ativamente com todas as instituições envolvidas. Nosso compromisso é com a transparência, com a cooperação e, acima de tudo, com o bem-estar da população”, afirmou.

Transparência

O promotor de justiça Zedequias de Oliveira também ressaltou a transparência do processo e a cooperação entre as instituições envolvidas. “É essencial manter um olhar crítico sobre os produtos produzidos e a serem produzidos pelo Ibam. Reforço a importância da participação de todas as instituições para otimizar os trabalhos e alcançar os resultados esperados no interesse da coletividade”, pontuou.

Após as reuniões comunitárias e da enquete online, onde a população teve a oportunidade de colaborar com críticas e sugestões, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) concluiu o Produto 3 – Leitura Comunitária e o diagnóstico de percepção social. Até o final da primeira quinzena do mês de julho, será entregue o produto 4, que é a Carta Geotécnica.

“Esta medida é de extrema relevância para assegurar legitimidade no processo e garantir um resultado qualificado que atenda às necessidades da população e respeite os aspectos técnicos e científicos”, destacou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRR, Marcos José Salgado Vital.

Audiência Pública para leitura do Plano Diretor

A leitura técnica de todos os produtos já entregues a acontecerá em audiência pública nas próximas semanas. Então nesta etapa, a população poderá novamente contribuir com sugestões em relação às propostas preliminares. As contribuições recebidas são consideradas insumos importantes para a formulação das propostas finais. A divulgação das datas e locais dos encontros ocorrerão em breve.

Todos os arquivos com os produtos apresentados estão disponíveis para acesso no site do Plano Diretor. Clique aqui para acessar.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x