O município de Boa Vista participa, a partir de hoje (14), do Inquérito Nacional de Cobertura Vacinal do Ministério da Saúde.
A ação segue até o dia 31 de dezembro. Durante este período, entrevistadores farão visitas domiciliares aos moradores da capital (veja como identificar os profissionais abaixo).
O Instituto Evandro Chagas, em parceria com a Prefeitura de Boa Vista, são os responsáveis pela elaboração do estudo.
Conforme a Prefeitura, a pesquisa vai avaliar a situação vacinal e definir novas estratégias que possibilitem melhorar a vacinação das crianças.
Entre as coberturas vacinais que serão investigadas, estão doenças como sarampo, paralisia infantil e meningite.
Visitas domiciliares
De acordo com a Prefeitura, a pesquisa ocorre por meio de visitas domiciliares para preenchimento de um questionário abordando dados do responsável pela criança, características da família e outros.
Além disso, o entrevistador precisará fotografar a caderneta de imunização para identificar quais vacinas a criança já recebeu.
Profissionais contratados pela Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica (Science) serão responsáveis pelas entrevistas. Eles estarão devidamente identificados, com crachá e blusa personalizada, conforme a Prefeitura.
Ainda de acordo a Prefeitura, eles farão uso das medidas de proteção contra a Covid-19. Os profissionais também estarão aptos para esclarecer quaisquer dúvidas que o entrevistado possa ter no momento.
A Prefeitura afirma ainda que a contribuição e participação da população é imprescindível para essa pesquisa, por isso, é importante que os moradores recebam as equipes em casa.
Fonte: Da Redação