Boa Vista sediará na próxima terça-feira (18) a 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento, promovida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), em parceria com a Prefeitura de Boa Vista.
O evento terá uma extensa programação, e o foco será a discussão de possibilidades de investimento em pesquisa e inovação. Além de elencar todos os benefícios fiscais disponíveis para Boa Vista e para Roraima.
“É uma oportunidade de oferecermos melhores condições para os nossos empreendedores que, ao terem conhecimento de como funcionam todos os nossos incentivos fiscais, poderão implementar projetos de pesquisa e inovação. Essas discussões também favorecem a chegada de indústrias na nossa capital. O que então representa geração de emprego, renda e desenvolvimento”, disse o prefeito, Arthur Henrique.
Incentivos
Conforme explicou o superintendente adjunto Executivo da Suframa, Frederico Aguiar, pela primeira vez o evento reúne entidades como Banco da Amazônia (Basa), Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
“A ideia é levar as três instituições para toda a Amazônia de forma integrada. No sentido de criar um portfólio conjunto de iniciativas e de projetos que possam ir ao encontro da ideia de interiorizar o desenvolvimento e de integrar a Amazônia, levando desenvolvimento econômico e social para todas as áreas da região”, ressaltou.
Assim, o superintendente destacou, ainda, as diversas contribuições que este encontro pode proporcionar para o desenvolvimento de Roraima. Em vista disponibilidade de benefícios fiscais que, na maioria das vezes, a população não tem conhecimento.
“O que nos motiva a estar em Boa Vista é o fato da Suframa administrar uma área de livre comércio que está situada na capital. E também por sermos responsáveis pela Lei de Informática e a Lei da Amazônia Ocidental. Levaremos informações aos empreendedores, comerciantes e empresários de diferentes ramos, de que forma eles podem usufruir de benefícios fiscais, como lei de informática, da área de livre comércio e como ele pode industrializar seu produto com matéria-prima regional e com benefício fiscal”, disse.
Programação
Por fim, a programação, ocorre partir das 8h, no auditório da Faculdade Cathedral. Na oportunidade o secretário Antonio Celso fará a apresentação da “Proposta da Aceleradora de Empresas” – Forte Boa Vista.
De acordo com Antonio Celso, a escolha de Boa Vista como sede levou em conta o protagonismo da gestão municipal em relação ao tema. “Nos escolheram pelo protagonismo e empenho do prefeito Arthur Henrique em desenvolver iniciativas de inovação e empreendedorismo na capital. Elas refletem no desenvolvimento de todo o estado. Isso demonstra não só a força política e capacidade de negociação do nosso prefeito, como também uma real preocupação com o desenvolvimento de Roraima”, explicou.
Fonte: Da Redação