O prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato (Republicanos) marcou audiência pública para debater os problemas de violência que, de acordo com ele, são causados pelo crescimento da população.
Conforme o gestor, o município tem sofrido grandes impactos com o fluxo de imigrantes. Ele justifica que a audiência tem o objetivo de minimizar a situação.
Desse modo, a reunião está marcada para o dia 19 deste mês no Espaço Cultural e Esportivo Thelma de Vasconcelos Tupinambá. No documento, o prefeito solicita a presença de todos os moradores da cidade.
O documento justifica ainda que a reunião é para que autoridades possam tomar providências em relação à segurança.
População venezuelana na rua
De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), ao todo, 6.079 imigrantes venezuelanos estavam fora dos abrigos em Roraima no mês de setembro. O levantamento da OIM reúne dados de Boa Vista e Pacaraima.
Em Pacaraima
Conforme o documento, a tendência de crescimento da população imigrante na cidade se manteve. Isso ocorre devido à reabertura da fronteira.
Além disso, em agosto deste ano, a população imigrante em situação de rua chegava a 4.015 no município. Já em setembro, esse número chegou a 4.225, um aumento de 5,2%.
Reabertura da fronteira
O Governo Federal autorizou a reabertura da fronteira no dia 24 de junho deste ano. Depois disso, houve grande aumento de venezuelanos em busca de refúgio no Brasil.
Em julho, a reportagem mostrou que os imigrantes que chegavam à Pacaraima estavam dormindo em acampamentos improvisados. Eles disseram que não tinham dinheiro para hospedagem.
Fonte: Yara Walker