Pais de crianças com autismo e síndromes raras voltam a relatar suspensão de atendimento por falta de pagamento da Unimed às clínicas em RR

Problema se arrasta desde o ano passado e crianças chegaram a perder suas vagas nas clínicas em que eram atendidas

Pais de crianças com autismo e síndromes raras voltam a relatar suspensão de atendimento por falta de pagamento da Unimed às clínicas em RR
Sede Administrativa da Unimed em RR – Foto: Reprodução

O pais de pacientes com autismo e síndromes raras da Unimed Fama voltaram a denunciar sobre a falta de pagamento da unidade com as clínicas vinculadas ao plano de saúde da unidade.

Conforme a advogada Yonara Varela, o problema se arrasta desde o ano passado. Algumas crianças chegaram a perder as vagas nas clínicas em que eram atendidas.

“A inadimplência da Unimed com as clínicas e as crianças portadoras de necessidades especiais não é recente. Eles estão sempre pagando em atraso. No mês de maio, a Clínica Sentidos ficou de fora, ela não recebeu o valor. Até o momento, eles continuam sem receber e a Unimed cortou vínculos. Agora em Junho, eles deixaram de pagar mais duas clínicas”, disse.

Leia também: Unimed volta a ficar inadimplente e compromete tratamento de pacientes com autismo e síndromes raras em RR

Por conta da quebra de vínculo e não pagamento das clínicas, muitas crianças estão desamparadas. Por isso, os pais cobram um posicionamento da Unimed Fama que, até o momento, não se manifestou sobre a situação.

A advogada explicou que a falta de acompanhamento terapêutico pode ocasionar instabilidade na criança, além de regressão.

“Um dia sem terapia, já gera um prejuízo, agora imagina as crianças que estão 3 meses sem nenhum tratamento, sem nenhum acompanhamento. Então, além de gerar uma regressão, faz a criança se tornar mais instável, desenvolve algumas dificuldades que antes não tinha, assim como a perda de habilidades já adquiridas. Fica nítido a regressão da criança”, pontuou.

Comunicação limitada

A mãe de uma das crianças, que preferiu não se identificar, afirmou que existe outra situação a ser enfrentada: a falta de comunicação. Ela explicou que a Unimed Fama não dispõe de atendimento administrativo presencial, o que dificulta na resolução de problemas.

“Os usuários do plano de saúde Unimed Fama estão tendo grandes dificuldades em ter contato com a empresa. A empresa hoje não tem mais nenhum atendimento presencial na área administrativa. Então se você tiver algum problema com liberação de guia, autorização de consulta, você não consegue resolver pessoalmente. Você tem que fazer um protocolo ou via site com login e senha, via aplicativo Unimed ou 0800”, relatou.

Suspensão da venda de planos

Em junho deste ano, o Procon Boa Vista suspendeu a comercialização de planos de saúde pela empresa Unimed Fama. Isso porque a empresa deixou de ofertar tratamento para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras síndromes.

Além disso, apesar de ter firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Roraima (MPRR) com uma série de comprometimentos, a empresa deixou de cumpri-los. Apesar das notificações, ainda assim a empresa seguiu sem cumprir o acordo.

O Procon determinou ainda o ressarcimento integral do tratamento multidisciplinar aos beneficiários que comprovadamente custearam as terapias pela não disponibilização da Unimed de tratamento adequado, após ter descumprido o TAC e ter dado causa a suspensão dos procedimentos pelas clínicas compromissadas.

Citada

O Roraima em Tempo entrou em contato com a Unimed Fama para esclarecimentos, mas não recebeu retorno.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x