Única unidade de saúde infantil em Roraima, Hospital da Criança completa 23 anos

Somente na gestão de Arthur Henrique (MDB), investimentos na unidade incluem ampliação de leitos, contratação de mais de 100 novos profissionais e aquisição de equipamentos de ponta

Única unidade de saúde infantil em Roraima, Hospital da Criança completa 23 anos
Foto: Leo Costa/Semuc/PMBV

Neste domingo (13), a única unidade de saúde infantil de média e alta complexidade de Roraima, o Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), completa 23 anos de assistência prestada às crianças de todos os municípios do estado e, inclusive, de países vizinhos e do Amazonas.

Pacientes com idade a partir dos 29 dias de vida até 12 anos compõem o público-alvo atendido na unidade de saúde. Nos primeiros sete meses deste ano, o hospital infantil registrou um total de 113.847 atendimentos, entre emergência, ambulatório, assim como internações. De acordo com o prefeito Arthur Henrique, a gestão municipal cuida das pessoas e prioriza a vida.

“Cuidar das pessoas com responsabilidade, planejamento e transparência é um compromisso da Prefeitura de Boa Vista. Mesmo diante desta alta demanda, temos investido na ampliação da unidade. Contratamos 107 novos profissionais de diversas especialidades, adquirimos equipamentos de ponta e seguimos melhorando a qualidade dos serviços oferecidos. Tudo para garantir às nossas crianças atendimentos de qualidade”, disse.

Aumento populacional, demanda crescente

Dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam um aumento populacional expressivo em Boa Vista, nos últimos anos. Em um panorama do cenário atual e anterior, a capital possui 413.486 habitantes, enquanto que em 2010, a cidade tinha 284.313 pessoas.

Já Roraima registrou uma população de 636.303 habitantes neste último Censo publicado pelo Instituto Brasileiro. Em 2010, o estado tinha 450.479 pessoas morando em território roraimense. Mesmo com um quantitativo maior de moradores, o Hospital da Criança segue como a única unidade de referência em atendimento ao público infantil em um raio de 800 quilômetros.

Além de atender crianças dos 15 municípios do estado, imigrantes e as comunidades indígenas, o HCSA ainda recebe pacientes de hospitais particulares de Boa Vista. A secretária municipal de saúde, Regiane Matos, afirma que a realidade do Hospital da Criança é complexa.

“Nos últimos anos, nossa realidade mudou muito, com aumento da demanda devido a imigração venezuelana e a crise sanitária Yanomami. Mas temos trabalhado para continuar oferecendo uma saúde de qualidade para nossas crianças, ampliando nossas estruturas e o acesso aos serviços, investindo nos servidores, contratando profissionais e, com o apoio do Ministério da Saúde, fortalecendo o SUS”, disse.

Investimentos no Hospital da Criança

O Hospital da Criança passou por mudanças significativas ao longo dos seus 23 anos, como reformas, aquisição de equipamentos, bem como ampliação de blocos. Atualmente, a unidade dispõe de 32 especialidades médicas no atendimento ao público infantil. Além disso, este ano, o setor do Trauma passou por obras de adequação e teve a capacidade de leitos dobrada.

Novos profissionais

Recentemente, a Prefeitura de Boa Vista fortaleceu os atendimentos na unidade com a contratação de 107 novos profissionais de diversas especialidades, por meio de seletivo. Passaram a compor o quadro do HCSA, clínicos gerais, cirurgiões dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em imobilização ortopédica e fisioterapeutas.

UTI

Logo após, foi a vez da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI-P) passar por obras de ampliação no número de leitos de alta complexidade para atendimento. Medida adotada para desafogar a demanda do Hospital da Criança. No início do ano, a gestão municipal também implantou o Serviço de Atendimento Ambulatorial Infantil, núcleo anexo ao hospital, responsável por receber casos leves.

NARFIS

Para atender crianças com fissura labiopalatina, no lábio e palato [céu da boca], a Prefeitura de Boa Vista implantou em janeiro de 2021, o Núcleo de Reabilitação da Criança Portadora de Fissura Labiopalatina (NARFIS), no Hospital da Criança. Além da estrutura do setor, a gestão investiu na capacitação dos profissionais responsáveis pelos procedimentos cirúrgicos, clínicos e reabilitadores registrados toda semana.

Desde junho de 2022, a Prefeitura de Boa Vista assegurou o serviço de odontopediatria, com cirurgiões-dentistas e técnicos em saúde bucal, compondo a equipe multiprofissional da UTI pediátrica, diariamente, em regime de plantão diurno.

Classe hospitalar

Além dos cuidados com a saúde, crianças internadas na unidade, em idade escolar recebem, ainda, acompanhamento com pedagogas para manter as atividades escolares em dia. Os pacientes têm aula, com o auxílio de três profissionais cedidas pela Secretária Municipal de Educação (SMEC), na Classe Hospitalar, fundada em 2007 dentro da unidade de saúde.

Os ambientes do HCSA têm pinturas e imagens com referências infantis e lúdicas que buscam tornar a passagem ou a estadia na unidade mais humanizada. Com estrutura moderna, equipamentos novos de última geração e qualificação dos profissionais, o hospital faz a diferença para continuar como referência em atendimentos pediátricos de média e alta complexidade.

Com apoio do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Boa Vista também está investindo no aprimoramento dos processos e fluxos de trabalho dos diversos serviços do HCSA, através de assessoria do PROADI-SUS com o Hospital Alemão Osvaldo Cruz.

Essas ações da PMBV servirão para continuar otimizando o emprego dos recursos humanos, financeiros e materiais destinados à saúde municipal, assim como permitir capacitar os servidores e cada vez mais proporcionar atendimento de qualidade. Ao longo dos anos, o HCSA recebeu premiações, como a ‘Certificação de Ouro’, selo de qualidade dos serviços e redução significativa de infecção hospitalar.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x