A Prefeitura de Boa Vista está ofertando neste sábado (26), diversos serviços do município para a população. A ação Prefeitura com Você ocorre no bairro Senador Hélio Campos e faz atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, social, educação, lazer, finanças entre outras. Uma oportunidade também para quem deseja empreender.
Quem procura esclarecimentos sobre como formalizar o próprio negócio pode buscar o atendimento da equipe da Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças, que levou para a ação , então os serviços de habilitação para emissão de nota fiscal de MEI´s (Microeemprendedor Individual), orientação para a abertura de negócios, emissão de Certificado de Dispensa, Inscrição Municipal, além de emissão de IPTU, Taxa de Coleta de Lixo e outros.
Oportunidade
Do mesmo modo, Keury Castro ouviu sobre a ação na rádio e aproveitou a oportunidade para ir ao local e se formalizar como microempreendedora individual. “Foi super-rápido, fácil e de graça. Agora, vou poder abrir meu estabelecimento e trabalhar sem burocracia. Vou poder ter acesso a crédito e comprar minhas mercadorias”, comemorou.
Dessa forma, ao se formalizar como MEI, profissionais autônomos passam a ter CNPJ. Ou seja, facilidades com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica.
A ação da Prefeitura
A ação é mais uma medida para facilitar a vida do empreendedor boa-vistense. A desburocratização de serviços promovida pela prefeitura, inclusive, rendeu a Boa Vista e ao prefeito Arthur Henrique o “Prêmio Liberdade Para Trabalhar”, durante o Fórum Liberal 2023, em São Paulo, nesta semana.
“Estamos adotando uma série de medidas para que as pessoas possam empreender e gerar mais emprego e renda em Boa Vista, e a desburocratização dos serviços é parte fundamental para essas conquistas. Hoje, nós estamos trazendo o atendimento para perto da casa do cidadão, em um sábado, para facilitar a vida de quem deseja se formalizar e empreender. Teve gente que entrou aqui como comerciante informal e saiu com CNPJ na mão, um MEI, podendo emitir nota fiscal de serviço, ampliando seu negócio”, disse Arthur.
Como ter acesso ao serviço durante a ação Prefeitura com Você
O interessado deve dirigir-se à Sala do Empreendedor, instalada neste sábado, 26, na Escola Municipal Luiz Canará, com os documentos pessoais. O microempreendedor individual já deve vai sair do atendimento com o certificado de MEI. Bem como o certificado de dispensa do alvará e habilitado para emissão da nota fiscal, no caso de atividades de serviço.
“Hoje, nesta ação, trouxemos todos os serviços que oferecemos na secretaria em relação ao atendimento ao contribuinte. Estamos aqui com mais uma Sala do Empreendedor, onde nós estamos orientando as pessoas sobre a abertura de negócios. E se o empreendedor quiser, já sai com sua empresa aberta”, ressaltou o secretário municipal de Economia, Planejamento e Finanças, Márcio Vinícius.
Por fim, a Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento (AME-BV) está na açã. Ela leva informações sobre acesso a microcrédito, cursos e oficinas de empreendedorismo. Em pouco mais de um ano, a AME já investiu mais de R$ 2 milhões em microempreendedores, com diferentes linhas de créditos. Entre as linhas ofertadas pela agência, estão: Jovem Empreendedor, Mulher Empreendedora e Empreendedor Rural.
Fonte: Da Redação