O Festival Mormaço Cultural contemplará vários segmentos culturais de Boa Vista e um dos que estão crescendo na cidade terá um espaço completo nos dias 30 de setembro e 1º de outubro no Parque do Rio branco. A comunidade Hip Hop da capital comandará uma arena completa com direito a pista de skate profissional, assim como a batalha de rimas.
Nesses dois dias de festa organização do evento irá montar uma rampa de skate, que é a maior mini ramp da região Norte, onde acontecerá um campeonato desse esporte olímpico que se iniciou no hip hop. Desse modo, os artistas e atletas do movimento farão intervenções nas áreas de música, dança e artes visuais durante o festival.
Dyego Monzzaho, presidente da Fundação de Educação, Turismo, Cultura e Educação (FETEC) lembra que esse é mais um resultado da escuta que a Prefeitura fez no “Conversas de Cultura”. “Mais do que ouvir a classe, é importante colocar em prática as ações que atendam às suas necessidades”, destacou.
Visibilidade e valorização
O movimento em Boa Vista segue em construção e é feito por vários coletivos que buscam o poder público para então fazer a “engrenagem girar”. Ricardo Aguiar, o “Ricks”, é artista de grafite e estará no dia 30 de setembro comandando a batalha de rimas no Mormaço.
“É importante a visibilidade e valorização quanto à linguagem cultural. Lá irão muitas pessoas que nunca tiveram a oportunidade de presenciar uma batalha de rimas e poderão estar de pertinho sentindo a energia das rimas. Nossa expectativa é de milhões. A galera está empolgada por estar inserida num festival que agrega muita cultura”, ressaltou Ricks.
O Helton Plugadão será outro representante do movimento na arena e irá comandar com seu coletivo as batalhas de Breakdance e o Campeonato de Skate. A competição terá premiação em dinheiro, bem como peças e equipamentos para skates. Para participar, o atleta deverá comparecer na arena e se inscrever no local a partir das 17h.
“Essa parceria com a FETEC e o Festival Mormaço é uma vitória para o movimento Hip Hop onde teremos um espaço para divulgar o trabalho”, ressaltou Helton.
Fonte: Da Redação