A ação “Prefeitura com Você” levou, neste sábado (23), diversos tipos de atendimento para a população, na sede do Família que Acolhe, bairro Pintolândia, zona Oeste de Boa Vista. O objetivo foi facilitar o acesso e aproximar as pessoas da região aos serviços de todas as áreas do município.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), por exemplo, realizou atendimentos médicos, coleta de preventivo, testagem rápida, multivacinação, emissão do Cartão Sistema Único de Saúde (SUS), pesagem do Bolsa Família, suplementação de vitamina A, distribuição de hipoclorito de sódio, distribuição de preservativos, farmácia, atendimento odontológico, aferição de pressão e glicemia.
Conforme a secretária municipal de Saúde, Regiane Matos, “Prefeitura Com Você” é uma ação que sempre acontece em dias e horários estratégicos. “O sábado é um dia em que muitas pessoas não trabalham e podem vir aqui. Na maioria das vezes, os serviços funcionam de segunda a sexta e a população está na correria do dia a dia e acabam não conseguindo parar para buscar atendimento ou mesmo cuidar da saúde”, disse.
Para ter acesso aos serviços de saúde, os interessados devem apresentar o cartão do SUS e documento oficial com foto.
Empreendedorismo e finanças
A iniciativa contou ainda com orientações gratuitas de empreendedorismo e finanças. A dona de casa Maria Moraes aproveitou para emitir o IPTU do seu imóvel com os servidores da Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças. “Hoje viemos todos para ação em busca dos serviços gratuitos. Começamos resolvendo as pendências do IPTU da nossa casa e recebemos um ótimo atendimento”, declarou.
A equipe da prefeitura também orientou microempreendedores individuais sobre a mudança recente no local de emissão da nota fiscal, abertura de negócios, emissão de alvará de dispensa, inscrição municipal, débitos com o município, taxa de coleta de lixo entre outros serviços.
Outros serviços ofertados no ‘Prefeitura com Você’
Entre os outros diversos serviços municipais que foram oferecidos à população neste sábado, estão: Defesa do Consumidor (Procon), Ouvidora Geral/156, informações, bem como orientações sobre regularização fundiária, emissão de cartões de estacionamento para vagas preferenciais, e muito mais.
A aposentada Ilma Mesquista, 54 anos, foi em busca da emissão do cartão de estacionamento para vaga preferencial de idoso. Portanto, em poucos minutos, conseguiu emitir o documento.
“Fiquei sabendo que a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito estaria atendendo nessa ação com vários serviços gratuitos e aproveitei a oportunidade para pegar meu cartão de vaga de estacionamento para idoso. Como moro em um bairro próximo, ficou mais fácil me deslocar e o atendimento foi bem rápido. A prefeitura está de parabéns”, comemorou a aposentada.
Já a auxiliar de limpeza Luciana Kelem, 46 anos, aproveitou para tirar dúvidas no Procon sobre uma cobrança bancária indevida. Lá, ela recebeu a informação de que o órgão fiscalizador entrará em contato com a agência, para assim verificar a situação.
“Excelente esses serviços oferecidos pela prefeitura bem pertinho da minha casa. Porque, na correria do dia a dia, eu estava sem tempo e nem sabia qual órgão público recorrer. Nessa ação, fui encaminhada ao Procon Municipal, onde o servidor tirou algumas dúvidas sobre defesa do consumidor e recebi um ótimo atendimento”, afirmou.
Fonte: Da Redação