As inscrições para preenchimento de vagas de estágio extracurricular para o curso de Direito na Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) vão até sábado (30).
Nesse sentido, as vagas valem para os acadêmicos matriculados a partir do 5º semestre. A seleção ocorre por meio da avaliação do histórico escolar. Todos os requisitos e outras observações estão disponíveis no site.
A pessoa aprovada no estágio poderá vivenciar de perto a experiência nos gabinetes e desenvolver atividades judiciais e extrajudiciais, exames de autos e documentos, realização de pesquisas, organização de notas e fichários, bem como em audiências e sessões do Tribunal do Júri e Tribunal de Justiça.
Assim, a jornada de trabalho será de quatro horas diárias e os estudantes receberão bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo vigente e auxílio-transporte. O valor é de R$100, conforme os termos do artigo 12, da Lei Federal n° 11.788/08.
No ato da inscrição, o candidato poderá manifestar interesse em estágio online. As vagas serão preenchidas conforme as necessidades da DPE-RR, durante o prazo de validade do processo seletivo. Há reserva de vagas para candidatos com deficiência, pretos e pardos, e candidatos indígenas.
Estágio e oportunidades
De acordo com o defensor público-geral em exercício, Oleno Matos, o estágio é uma oportunidade de integração e aprendizagem para o mercado de trabalho. Ele destaca que a instituição recebeu o título de “Melhor Programa de Estágio” pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
“Mais do que um estágio, essa é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. É a chance de ver em primeira mão como a DPE-RR pode fazer a diferença na vida das pessoas mais vulneráveis da nossa sociedade, além de vivenciar casos reais e conhecer histórias reais das pessoas atendidas na nossa instituição. É uma experiência única, que vai além dos livros e das salas de aula”, disse Oleno.
A lista de candidatos inscritos, bem como os resultados de todas as fases do seletivo, terão a publicação em edital e disponibilizados no site da DPE-RR.
Fonte: Da Redação