O Governo de Roraima vai suspender a partir do dia 1º de outubro as cirurgias no 3º turno (noite) por tempo indeterminado no HGR. As informações são de ofício que o Roraima em Tempo teve acesso e o documento é dessa quarta-feira (27).
Conforme o documento, entres as justificativas estão falta de anestesistas para suprir a demanda de todos os turnos cirúrgicos, necessidade de redimensionar a equipe de enfermagem, bem como o tempo ocioso das salas cirúrgicas no terceiro turno.
Ainda de acordo com o documento, todo ou qualquer mutirão cirúrgico deve ser organizado em comum acordo com a direção técnica, geral e também do Núcleo Interno de Regulação, (NIR), além dos coordenadores do centro cirúrgico e da especialidade cirúrgica que solicita o mutirão.
O Roraima em Tempo entrou em contato com o Governo para comentar o assunto. Por meio de nota, a Secretaria de Saúde (Sesau) disse que a medida vai contribuir para a diminuição do tempo de espera do paciente na fila única do SUS e melhorar a distribuição das equipes de saúde da unidade. Disse também que a medida não vai acarretar prejuízo na realização de cirurgias.
Pacientes das cirurgias eletivas
Por outro lado, a reportagem recebe diversas denúncias de pessoas que aguardam meses e até anos na fila de espera das cirurgias eletivas. Há relatos em que pacientes têm o receio de perder a validade dos exames pois não recebem respostas quanto a data do procedimento. Também existem denúncias envolvendo o cancelamento em razão da falta material ou então de médicos.
- Com risco de perder validade de exames, paciente com problemas na bexiga aguarda por cirurgia pela Sesau desde o ano passado
- Idoso aguarda há 4 anos na fila de cirurgias eletivas da Sesau
Fonte: Da Redação