A Prefeitura de Boa Vista promove por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2023. A ação inicia na próxima segunda-feira (16) e atenderá 17 Comunidades Indígenas, começando pela Comunidade Truaru da Cabeceira.
A meta é imunizar e vermifugar cerca de 4.200 animais de 17 comunidades indígenas. Sendo 13 da região do Baixo São Marcos e quatro da região do Murupu. Cerca de 2.500 animais de 0 a 2 anos e todo o rebanho será vermifugado.
Nesse sentido, a Prefeitura realiza a campanha de vacinação há mais de 11 anos, de forma gratuita. O objetivo é garantir a saúde para o rebanho e mais segurança e qualidade para a população indígena.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjunto, a equipe da secretaria segue o cronograma definido pelo ministério da Agricultura.
“O trabalho feito por nossa equipe é de fundamental importância para manter o rebanho das Comunidades Indígenas saudável e o principal, livre da Febre Aftosa”, pontuou o secretário.
Campannha de Vacinação contra a Febre Aftosa
A primeira etapa da Campanha em 2023 aconteceu de 10 a 19 de abril, onde imunizaram e vermifugaram 3.500 bovinos nas 17 Comunidades Indígenas.
A equipe da SMAAI que realiza a vacinação é composta por técnicos agropecuários e também médico veterinário. Eles inspecionam todos animais e trata os que por ventura estiverem com alguma anomalia.
Além disso, a Prefeitura fornece de forma gratuita todos os insumos utilizados na vacinação, sendo eles, vacinas, vermífugos, agulhas, seringas, mata bicheira, pomadas, antibióticos, dentre outros necessários.
Por fim, confira a programação da segunda etapa que segue até o dia 25 de outubro:
Fonte: Da Redação