Servidores planejam paralisar atividades devido às condições precárias de trabalho

Presidente do Sindprer diz que governo não cumpriu promessas feitas na greve de 2019

Servidores planejam paralisar atividades devido às condições precárias de trabalho
Sesau ainda não se manifestou sobre o caso – Foto: Divulgação/Governo de Roraima

Os servidores da Saúde de Roraima denunciaram à reportagem que planejam paralisar as atividades devido às condições precárias de trabalho.

O Roraima em Tempo entrou em contato com o Governo do Estado (veja nota no final da matéria). Já a Prefeitura de Boa Vista disse que dará aumento de mais de 9% aos trabalhadores municipais.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima (Sindprer), Maria La Paz, o governo não cumpriu as promessas feitas na greve de 2019.

“As condições de trabalho continuam precárias, até pioraram devido à pandemia”, fala a presidente.

Retroativo dos servidores

La Paz diz que outra justificativa para o protesto é o atraso no pagamento de retroativos dos servidores.

“Nós aguardamos a folha de pagamento para realizar a paralisação. Mas sabemos que deve atrasar, pois não foi concluído o cálculo dos retroativos que já duram 23 meses”, comenta.

Além disso, o sindicato critica a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) que não atende as necessidades dos trabalhadores da saúde.

Em abril deste ano, o governo aprovou o PCCR com reajuste salarial 43% para todas as categorias da área de saúde.

Conforme o Governo, aumento é dividido em três parcelas, para os servidores de nível superior, e duas parcelas para os demais servidores. A tabela é referente ao exercício do ano de 2022.

“Não atenderam o que pedimos. Esse reajuste não foi o combinado com a categoria. Desse modo, tivemos que aceitar o que nos disponibilizaram”, fala.

Em Boa Vista

De acordo com a presidente, em Boa Vista os servidores pediram um projeto de lei para readequar a quantidade de vagas na cidade e a revisão anual dos salários.

“Pelo município, nós fizemos audiência e foi definido que deveriam ser feitas melhorias. Com isso, conseguimos enviar um projeto para a Câmara dos Vereadores”.

De acordo com o prefeito Arthur Henrique (MDB), a gestão faz reajuste na carga horária dos servidores da saúde. Além disso, anunciou ontem (26) o reajuste de 9,02% para os trabalhadores.

Conforme a prefeitura, o aumento considera os juros acumulados de 2019 e 2020. A proposta segue para a aprovação na Câmara. Em seguida, caso aprovada, sancionada pelo prefeito.

“Trabalhamos para reajustar a carga horária dos servidores para que eles possam ter melhores condições. Nós reajustamos os salários dos servidores. Além disso, anunciamos auxílio refeição e transporte e a antecipação salarial”, diz Arthur.

Nota do Governo

O Governo disse que está trabalhando para realizar o pagamento referente aos valores retroativos para os servidores da saúde. Informou ainda que o cálculo da folha de pagamento dos retroativos está sendo realizado, mas seguindo
os trâmites processuais.

Fonte: Da Redação, Rádio 93FM

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x