A Prefeitura de Boa Vista está promovendo a Campanha de Prevenção Contra Queimadas e Incêndios. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção da população para diminuir o índice de queimadas na área urbana da cidade. A primeira ação acorreu nesta quarta-feira (11), com uma blitz educativa, no cruzamento das Avenidas Ene Garcez com a Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro Aeroporto.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Alexandre dos Santos, a campanha deve se estender até o final do mês de outubro. A proposta é sensibilizar e conscientizar as pessoas para não atear fogo em quintais, terrenos baldios, matas, bem como não cortar árvores e deixar galhadas nas ruas.
Ele destacou ainda que os bairros Caçari, Paraviana, 13 de Setembro, São Bento, Jóquei Clube, Operário e Senador Hélio Campos são os que mais recebem denúncias de queimadas pela Central 156.
“Queremos sensibilizar a população de Boa Vista para o período rigoroso de estiagem que estamos vivenciando hoje. Vale alertar também para o alto índice de queimadas na capital que causa um risco muito grande ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Essa ação vai se estender com a equipe do programa Braços Abertos visitando as residências desses bairros que têm maior número de ocorrência”, disse.
Conforme, a professora Jordana Rice, que parou na blitz, o cidadão precisar fazer a sua parte no combate às queimadas.
“É muito importante cada cidadão fazer o seu papel, visto o cenário que estamos vivendo hoje com essa onda de calor e os impactos ambientais prejudicam não apenas o meio ambiente, como a todos nós”, afirmou a professora.
Parceria no combate às queimadas
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) coordena a iniciativa e conta com a parceria das Secretariais Municipais de Projetos Especiais (SMPE), de Economia, Planejamento e Finanças (SEPF).
As equipes atuarão com fiscalização mais efetiva para limpeza de terrenos baldios. O programa Braços Abertos, equipe do Prevfogo, do Ibama, realizam o auxilio nas comunidades do campo e indígenas no combate às queimadas.
Fonte: Da Redação