Furto de contas de redes sociais, chamadas falsas, sequestro da linha e golpe do WhatsApp falso, com a foto da vítima em número desconhecido, estão entre os golpes e fraudes mais comuns no setor de telecomunicações. Dessa forma, para ajudar o consumidor a entender como funcionam e o que fazer para evitá-los, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reuniu informações em uma página. O site traz também as principais dicas de segurança e privacidade digital relacionadas ao uso seguro da internet.
A página, lançada nesta terça-feira (17), reúne as principais fraudes aplicadas no momento. O site deve passar por atualizações constantemente, conforme forem surgindo novas práticas criminosas.
O superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Gustavo Borges, lembrou que o ambiente digital está cada vez mais no dia a dia dos brasileiros. Ou seja, os criminosos têm buscado ganhos indevidos explorando aspectos desse ambiente digital. “O cidadão precisa estar atento e com atitude de vigilância para não cair em golpes”, alertou.
Houve também o lançamento de uma página com dicas para desenvolver as habilidades digitais. A rede dá orientações de segurança para crianças, cursos online, publicações, estudos e licenças gratuitas.
“A expectativa é que até 2027 o Brasil esteja entre os 20 países com os cidadãos mais bem capacitados para exercer sua cidadania digital”, explicou a superintendente de Relações com Consumidores, Cristiana Camarate.
Conforme ela, as habilidades digitais podem ser aprendidas por qualquer pessoa, independentemente de sua idade ou nível de experiência.
Fonte: Agência Brasil