Mais de 6,6 mil alunos de Boa Vista participam de avaliação da educação básica para medir nível de aprendizagem

Aplicação das provas vai acontecer até o dia 17 de novembro na capital de Roraima

Mais de 6,6 mil alunos de Boa Vista participam de avaliação da educação básica para medir nível de aprendizagem
Aplicação das provas do SAEB vai acontecer até o dia 17 de novembro em Boa Vista – Foto: Diane Sampaio/Semuc/PMBV

A aplicação de provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) teve início nesta segunda-feira (23), em todo o país. Em Boa Vista, cerca de 6.617 alunos do 5º ano e turmas selecionadas do 2º ano participam do exame, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O Ministério da Educação avalia, a cada dois anos, crianças das unidades de ensino urbanas, rurais e indígenas. Conforme a secretária de Educação e Cultura, Consuêlo Sales, esse período é importante, pois as provas apontarão o nível de aprendizagem dos alunos.

“É o primeiro Saeb depois da pandemia, valendo de fato, uma vez que em 2021, as avaliações foram feitas, mas os resultados foram desconsiderados em todo o país. A prefeitura investiu na contratação de professores para o programa ‘BV Alfaletrar’, pensando justamente no nivelamento e na aprendizagem dessas crianças”, disse.

Frequência

Para que o Governo Federal tenha subsídios para um diagnóstico preciso sobre a qualidade da educação básica no país, as provas acontecem de maneira escalonada. No caso de Boa Vista, a aplicação vai acontecer até o dia 17 de novembro.

De acordo com a gestora da Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia, Sueli Vieira, em caso de frequência inferior a 80% de comparecimento, o Inep desclassifica a escola.

“Nosso índice está bom, em 6.4. Queremos ir além da média atual nesta edição do Saeb deste ano. A Educação Municipal está comprometida no comparecimento dos alunos para fazer a avaliação e que não tenha abstenções. Para isso, trabalhamos a importância da frequência com as famílias”, contou.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x