Triste realidade de Roraima
As notícias recentes sobre a política em Roraima não têm sido muito auspiciosas. Principalmente quando se trata sobre a possibilidade de envolvimento de políticos em crimes. Primeiramente, Jalser Renier, ex-deputado estadual cassado após ser acusado de mandar sequestrar e torturar o jornalista Romano dos Anjos. Jalser responde a um processo criminal no Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). O Ministério Público de Roraima (TJRR) acusou o ex-parlamentar por sequestro, tortura, organização criminosa entre outros crimes.
Preocupante
E, por pior que pareça tudo isso, Jalser ainda tem grande número de seguidores na internet e alcançava grande número de vizualizações quando fazia transmissões ao vivo. Nessas lives, ele atacava políticos, fazia ameaças e ainda por cima fazia ofensas ao próprio Romano dos Anjos. Até que a Justiça decretou sua prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica. E isso só aconteceu depois que ele atacou o deputado Jorge Everton moral e fisicamente e a Assembleia Legislativa pediu a sua prisão. Enquanto Jalser desrespeitava Romano, nada aconteceu, pois nenhuma entidade de apoio aos jornalistas em Roraima seque se manifestou. Além disso, outro motivo de preocupação é a demora no julgamento do caso, que já completou três anos e ainda não teve um desfecho.
Preso
Outro caso é o do ex-senador Telmário Mota, preso na noite desta segunda-feira (30) por suspeita de mandar matar a mãe de sua própria filha. Conhecido pelas críticas ácidas tanto aos adversários políticos com ao judiciário, Telmário teve prisão decretada após investigações acerca da morte de Antonia Araújo. A mulher iria depor sobre a denúncia de sua filha que acusou Telmário, o próprio pai, de tentativa de estupro no ano passado. Ele nega tudo.
Violência doméstica
Telmário também responde processo por violência doméstica na Justiça de Roraima. Em 2019 uma jovem de 19 anos o acusou de violência doméstica. A mulher disser ter um relacionamento com Telmário. Em depoimento, a jovem disse que apanhou até desmaiar. Dias depois ela tentou retirar a denúncia e afirmou que se machucou ao tentar agredir o ex-senador. No entanto, não pôde mais retirar e o caso seguiu. Quatro anos depois, o caso segue sem julgamento na Justiça.
Governador de Roraima cassado
Além das notícias sobre suspeita de políticos envolvidos em crimes, Roraima está sob a direção de um governador cassado. Antonio Denarium (PP) teve o mandato cassado pelo TRE-RR no dia 14 de agosto por usar o programa Cesta da Família como vantagem política em ano eleitoral. Denarium, de acordo com a acusação, aumentou o número de beneficiários de 10 mil para 50 mil bem no ano da campanha em que disputou a reeleição. O que, obviamente lhe deu grande vantagem sobre os outros candidatos. O processo ainda encontra-se no TRE-RR para avaliação de embargos e pode subir para o TSE a qualquer momento.
Quase três meses
E por falar nisso, já tem quase três meses da cassação do governador no TRE-RR e o processo ainda não seguiu para o TSE. O Tribunal analisa embargos interpostos pelos partidos Republicanos, Progressistas, pelo vice-governador, pelo próprio governador e etc. Mas o fato é que a população já começou a questionar a demora em enviar o processo para o TSE. A parte ruim é que isso tira a credibilidade do TRE-RR que está fazendo um excelente trabalho em relação às ações eleitorais do ano passado.
Suspensas
As cirurgias eletivas estão novamente suspensas no Governo de Roraima. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o motivo seria a seca que está comprometendo o transporte de insumos para Roraima. A Sesau foi questionada sobre quais insumos estão em falta e quais medidas irá tomar sobre os pacientes que aguardam na fila das cirurgias, mas o órgão não respondeu.