O Hospital Geral de Roraima (HGR) suspendeu cirurgias eletivas da unidade por falta de material cirúrgico. A informação consta em ofício assinado pela diretora técnica no último dia 27 de outubro. A medida começou a valer nesta segunda-feira (30).
Conforme o ofício, apenas os procedimentos oncológicos seguem normalmente. Um trecho do documento cita que as cirurgias eletivas devem ficar suspensas até que a entrega do material cirúrgico seja normalizado.
Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) afirmou em nota que a crise hídrica compromete o transporte de insumos hospitalares em toda a região Norte. E que como medida de segurança, foi necessário a redução do quantitativo de cirurgias eletivas externas, ou seja, de pacientes que não estão internados no HGR.
Ainda de acordo com a pasta, no momento, estão mantidas as cirurgias eletivas de pacientes que estão internados na unidade. Também estão mantidos os procedimentos emergenciais oncológicos e cardíacos.
Questionados sobre quais insumos estão com baixo estoque e quais medidas foram adotadas com relação aos pacientes que estavam com cirurgias agendadas, contudo, a Sesau não respondeu.
Suspensão
No dia 1º de outubro, o Governo do Estado suspendeu as cirurgias realizadas no turno da noite no Hospital Geral de Roraima. No documento, a direção da unidade justificou que faltavam profissionais anestesistas para suprir a demanda de todos os turnos cirúrgicos. Por isso, precisava distribuir as equipes de saúde da unidade.
Fonte: Rádio 93 FM