As multas de Camaro envolvido no acidente que matou Ariane Real da Silva e Layse Sampaio da Conceição, no dia 28 de outubro, somam 152 pontos.
O Roraima em Tempo teve acesso com exclusividade a um documento que mostra que o veículo possui 28 multas registradas de 2017 a 2023. Do total, 18 são da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito e 10 do Departamento de Trânsito de Roraima (Detran-RR).
De junho a setembro de 2017, o Camaro teve quatro multas de 5 a 7 pontos. Entre janeiro e outubro de 2018, o veículo também teve quatro multas registradas, de 4 a 7 pontos. Já em 2019, o documento mostra que o carro teve cinco multas entre fevereiro e agosto, que somam 23 pontos.
Além disso, de janeiro a dezembro de 2020, o Camaro sofreu nove multas registradas. Entre março e setembro de 2021, foram cinco multas que, somadas, totalizam 26 pontos. Por fim, o veículo tem uma multa de 7 pontos em 28 de outubro de 2023, no dia em que ocorreu o acidente que vitimou duas pessoa.
Limite
O limite para ter a carteira de habilitação suspensa, conforme o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é de 40 pontos no total, acumulado no período de 12 meses. Contudo, se o motorista cometer uma infração gravíssima (7 pontos), ainda dentro de um ano, o limite ficará reduzido para 30 pontos. E caso o motorista cometa duas ou mais infrações gravíssimas, no intervalo de 12 meses, o limite será de apenas 20 pontos.
Em 2021, o referido Camaro cometeu duas infrações gravíssimas que, com as outras multas, somou 26 pontos. Além disso, só em 2020, veículo cometeu quatro infrações gravíssimas. Desse modo, com as outras multas registradas, foram somados 51 pontos dentro de um ano.
Em 2018, uma situação parecida. Foram registrados o total de três infrações gravíssimas. Assim, com as outras multas, foram somados 25 pontos.
O acidente
O acidente envolvendo o Camaro aconteceu na madrugada do dia 28 de outubro, na Avenida Ville Roy, em Boa Vista.
Conforme relato de testemunhas à Polícia Militar, o suspeito dirigia em alta velocidade e colidiu na lateral de um Celta que, no momento, atravessava a avenida. O próprio condutor relatou que dirigia a 100km/h e não viu o outro veículo.
Após a colisão, o condutor saiu do Camaro com uma garrafa de bebida alcoólica, segundo relato das testemunhas. De acordo com a PM, o suspeito aparentava visível estado de embriaguez.
Ariane Real da Silva, de 31 anos, morreu ainda no local. A segunda vítima foi Layse Sampaio da Conceição, de 28 anos. Ela ainda foi levada para o Hospital Geral de Roraima (HGR), mas não resistiu e morreu na unidade.
Fonte: Da Redação