Bancos e demais instituições financeiras e de pagamentos autorizadas a funcionar pelo Banco Central (BC) deverão compartilhar entre si dados e informações sobre fraudes e golpes no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), a partir desta quarta-feira (1º).
A medida já estava prevista em resolução conjunta do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do BC desde maio deste ano, quando foi estipulado o prazo de seis meses para adequação e implantação.
Logo, o Banco Central prevê que a resolução contribua tanto a prevenção de fraudes quanto os controles internos.
Compartilhamento dos dados pelos bancos
Dessa forma, o compartilhamento de dados e de informações sobre indícios de ocorrências ou de tentativas de fraudes deve ser feito em, no máximo, 24h. Elas contam a partir do momento em que forem detectadas. As instituições também devem, mensalmente, até todo dia 15, fazer a declaração sobre os registros de indícios do mês anterior.
Entre as informações a compartilhadas estão: a identificação dos autores que executam ou tentam executar; descrição de indícios ou da tentativa; identificação dos bancos responsáveis pelo registro das informações. Além da identificação dos dados da conta destinatária e de seu titular, em caso de transferência de recursos ou pagamento.
Indícios
Do mesmo modo, o Banco Central considera indícios de ocorrências ou de tentativas de fraudes as seguintes atividades suspeitas:
- – Abertura de conta de depósitos ou de conta de pagamento;
- – Prestação de serviço de pagamento (rol mínimo estabelecido pela resolução do BC);
- – Manutenção de conta de depósitos ou de conta de pagamento;
- – Contratação de operação de crédito.
- – Transferências entre contas na própria instituição;
- – Transferência Eletrônica Disponível (TED);
- – Transações de pagamento com cheque;
- – Transações de pagamento instantâneo (Pix);
- – Transferências por meio de Documento de Crédito (DOC);
- – Boletos de pagamento.
Além disso, o Banco Central ressalva que as medidas não se aplicam às administradoras de consórcio, nem a indícios da prática dos crimes de lavagem de dinheiro. Ou então ocultação de bens, direitos e valores e de financiamento do terrorismo.
Responsabilidades dos bancos
O registro, a consulta e o uso das informações deverão ser feitos via sistema eletrônico. Sob a responsabilidade das instituições financeiras, que também deverão preservar o sigilo dos dados.
Em caso de contratação de outra empresa para prestação do serviço de compartilhamento ou tratamento de dados e informações compartilhados, a responsabilidade continuará sendo do banco ou da instituição financeira contratante.
Antes do compartilhamento dos dados de fraudes, as instituições deverão ter a concordância de seus clientes firmada em contrato para registro e compartilhamento dos dados de fraudes no sistema eletrônico. Pela resolução do CNM e do BC, os titulares dos dados terão livre acesso às informações que lhes digam respeito, bem como poderão solicitar a exclusão ou a correção dos dados registrados, em caso de eventuais erros, inconsistências ou outras demandas.
Assim, o acesso ao sistema de compartilhamento de dados exigirá a respectiva identificação de quem realizou a entrada nele, e os dados obtidos são confidenciais.
Outras ações
A Febraban informou que Comitê de Prevenção a Fraudes da instituição já usava ferramentas, em parceria com empresas de tecnologia, para prevenção a golpes.
Na semana passada, a federação lançou a terceira edição da campanha de prevenção a fraudes intitulada Pare e Pense: Pode ser Golpe, com exemplos de situações de golpes e dicas aos clientes bancários para que se protejam das ações de criminosos e mantenham seu dinheiro seguro.
A campanha também prevê a atuação de parceiros como Banco Central, Polícia Federal e Procons.
A entidade listou entre os golpes mais comuns o envio de link falso de pagamento, uso de maquininha de cartão, falso motoboy, falsa central de atendimento, entre outros.
Direito
A vítima de golpe deve imediatamente avisa a instituição financeira. Ele tem que fazer um boletim de ocorrência na polícia estadual. E, caso tenha problemas com o banco, abrir uma reclamação no BC.
O Idec afirma que é obrigação do banco garantir a segurança dos usuários. A vítima da fraude ainda pode pedir a reparação de direitos judicialmente, mediantes apresentação de provas.
Em causas judiciais com valor abaixo de 40 salários mínimos, a pessoa poderá procurar um Juizado Especial Cível (antes chamado de Juizado de Pequenas Causas), para garantir a gratuidade e agilidade. Mas, se o valor for superior a 40 mínimos, o caminho é a Justiça comum.
Por fim, as causas de até 20 salários mínimos, não é obrigatória a representação do autor da ação por advogado. Desta forma, o consumidor pode ajuizar a ação por conta própria.
Fonte: Agência Brasil