Amanhã, 2 de novembro, é dia de recordar as boas lembranças e homenagear aqueles que já nos deixaram. A data também é uma oportunidade de movimentar o comércio e lucrar com a venda de flores em Boa Vista.
Conforme a administração do Cemitério Nossa Senhora da Conceição, a estimativa é que mais de 10 mil pessoas passem pelo local neste Dia de Finados.
Com essa projeção, a expectativa é de alta no faturamento para os vendedores de flores que trabalham em frente ao cemitério, localizado no bairro São Vicente, zona Sul da capital.
A florista Tereza de Souza, por exemplo, diz que todos foram afetados pela pandemia da Covid-19. Para acompanhar a retomada do comércio, os floristas precisaram aumentar o preço dos produtos.
“Não podemos reclamar das vendas, pois a pandemia dificultou o processo. Mas a expectativa é vender muito mais do que no ano anterior. Com isso, aumentamos o preço dos produtos”, explica.
Vendas no Dia de Finados
Aos poucos a rotina das pessoas volta à normalidade. Isso ocorre em meio à vacinação contra o vírus, o que aumenta a circulação no comércio e aquece a economia.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), 67,88% da população vacinável (494.839) recebeu ao menos uma dose dos imunizantes, enquanto outros 35,98% estão com o esquema completo.
No caso da Euzanildes Alves dos Reis, uma das comerciantes de flores que atua na capital há mais de 40 anos, a preparação se iniciou há uma semana. As boas projeções e a experiência geram boas expectativas para as vendas.
“Esperamos que as vendas sejam melhores que no ano passado, quando estávamos no pior momento da pandemia. Eu e outros comerciantes montamos nossas barracas antecipadamente após a liberação da prefeitura. Com as vendas, o que conseguimos dá para sobreviver”, comenta.
Os portões do Cemitério Nossa Senhora da Conceição seguem abertos das 6h às 22h. Amanhã, três missas serão realizadas: 6h, 9h e às 17h.
Devido à pandemia, a Prefeitura de Boa Vista instalou totens no cemitério. Destes, dois estão na entrada. Além disso, os visitantes devem usar máscara e manter o distanciamento social.
Fonte: Yara Walker