O Ministério Público de Roraima emitiu recomendação ao Governo do Estado para ampliação do Colégio Militarizado Cícero Vieira Neto ou construção de uma nova unidade escolar em Pacaraima. O motivo é a crescente demanda de alunos no município devido a migração venezuelana.
A informação está publicada no Diário Eletrônico desta quarta-feira (8). Conforme o documento, o colégio está com as matrículas restritas desde 2019.
Um ofício da Secretaria de Estado da Educação (Seed) mostra que as matrículas de venezuelanos em Pacaraima, no período de 2015 a 2019, cresceram em 4.605% (de 110 para 5.175). A média se manteve nos anos seguintes.
Em outubro do ano passado, o colégio possuía 1.600 alunos matriculados. Contudo, tem estrutura física para o máximo de 800 alunos, segundo relatório do diretor à época. Além disso, um parecer técnico constatou diversas irregularidades no Colégio Militarizado Cícero Vieira Neto.
Apesar da crescente demanda de alunos ano após ano em Pacaraima, a unidade não recebeu nenhuma adequação e não houve construção de uma nova escola no município para solucionar o problema, de acordo com o Ministério Público.
Portanto, o órgão recomendou que o Governo do Estado amplie o colégio. Ou então construa uma nova unidade com capacidade mínima de 2 mil alunos. O prazo é de seis meses.
Fonte: Da Redação