Integrantes da rede de proteção às vítimas de violência, passaram por capacitação nessa quarta-feira (8). Quem promoveu o treinamento foi o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher, em parceria com a Polícia Militar.
Dessa forma, o treinamento foi para os policiais militares, agentes do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciops) e integrantes da rede de proteção. Mais de 50 pessoas foram capacitadas por meio das palestras promovidas no Centro de Treinamento e Apoio Operacional do MPRR.
Segundo a Promotora de Justiça de Defesa da Mulher, Lucimara Campaner, o treinamento tem o objetivo de fortalecer a rede de proteção. Bem como promover subsídios técnicos e padronização de procedimentos para fins de prevenção e atendimento humanizado às vítimas de violência de gênero.
“Precisamos que esse fluxograma funcione de maneira mais eficiente. Por isso, esses encontros e diálogos construtivos precisam ocorrer de forma periódica. Tem havido um esforço conjunto de fazer esse grande movimento de aproximação das instituições no enfrentamento desse problema social”, destacou.
Dessa forma, mais de 40 policiais militares participaram da capacitação. Para a coordenadora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, Major Cláudia, a Instituição tem o papel de fazer o primeiro atendimento de forma humanizada.
“Essa capacitação continuada precisa ser constante. O nosso policial tem que estar sempre alinhado com as diretrizes de proteção à mulher. Assim como deve estar ciente de como ofertar o melhor serviço humanizado para a vítima”, acrescentou.
Fonte: Da Redação