Roraima teve aumento de quase 60% nos casos de câncer de próstata e diagnosticou 30 novos pacientes em 2020. Os dados deixam o estado com uma estimativa de 24,85 casos para cada 100 mil homens.
Os números repassados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) foram cruzados com as informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Conforme o levantamento, no ano de 2019 Roraima registrou 19 casos de câncer de próstata. No ano passado, foram 30 casos, um aumento de 57%.
Neste ano, 26 pacientes iniciaram o tratamento contra o câncer. Até agora, os dados indicam uma redução de 13,3%, se comparados com o mesmo período de 2020.
Câncer de próstata
O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens no Brasil. A cada ano, 65 mil desenvolvem a doença. Em 2012, o país criou o Novembro Azul e, desde então, promove a conscientização sobre os cuidados com a saúde.
Em Roraima, a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do Hospital Geral de Roraima (HGR), é a unidade referência para o tratamento e realiza todos os anos a campanha.
De acordo com a Unacon, o local atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h, e das 14h às 18h.
Conforme o urologista Raul Pedro Villasana, ir ao especialista é o caminho para detectar o quanto antes e garantir a prevenção contra o câncer.
Dessa forma, ele diz que os pacientes devem estar atentos aos sinais e sintomas, como dificuldade, diminuição e necessidade de urinar diversas vezes ao dia ou sangue na urina.
“O preconceito ainda afasta homens do diagnóstico precoce do câncer de próstata, e esses exames devem ser feitos a partir dos 50 anos, ou a partir dos 45 anos, quando existe histórico deste câncer na família”, alerta o médico.
Fonte: Da Redação