Existem pessoas com variadas personalidades e uma das que mais tiram a estabilidade emocional são aquelas chamadas de “tóxicas”. É muito comum ouvirmos reclamações de alguém sobre “pessoa tóxica” que incomoda até mesmo com a simples presença no mesmo ambiente, porém, existem dicas para lidar com esse tipo de pessoa de forma inteligente.
Em um ambiente festivo como é o Natal buscamos conviver em harmonia com todos, no entanto, é comum nos depararmos com pessoas tóxicas, daquelas que adoram incomodar e contaminar o ambiente, onde nem sempre podemos nos afastar delas, pois muitas vezes, se trata de familiares próximos ou mesmo, pessoas que firmamos uma amizade e, se torna constrangedor isola-las, as quais muitas delas nem tem conhecimento de que são tóxicas.
Para lidar com esse tipo de pessoas, precisamos ter inteligência emocional para se relacionar elas sem perder o controle. Especialistas desenvolveram algumas técnicas, as quais podem ser usadas com sucesso, as quais visam manter a compostura e não se deixar envolver por pessoas tóxicas. Vejamos algumas listadas abaixo:
– Estabeleça limites criando “fronteiras” entre você e a pessoa tóxica. Em suas atitudes com relação a tais pessoas, deixe bem claro que há uma linha bem delimitada entre ser amigável e ser ingênuo(a). Caso perceba que alguma pessoa está tentando tirar vantagem de você, seja direto(a), mostre que você sabe muito bem quando alguém não está sendo legal e sim, querendo obter vantagem ou mesmo influenciar negativamente. Jamais caia na armadilha dessas pessoas tóxicas “baixando o nível”, pois as chances de você perder o controle ficam maiores. Em muitos casos é exatamente isso que estas pessoas tóxicas querem, ou seja, desestabilizar seu emocional.
– Pessoas tóxicas instintivamente possuem o “dom” de serem maldosas e, chegam a sentir um prazer mórbido em ver o seu descontrole emocional. Isso parece lhes renovar as energias negativas, posto que, se “alimentam” do descontrole alheio. Caso perceba que alguém está se empenhando em sabotar você por mero prazer doentio, respire fundo e ignore. Sua indiferença é que vai incomodar esse tipo de pessoa, pois assim é você que vai virar o jogo contra uma pessoa nociva.
– Foque em você. Não alimente o rancor ou vingança querendo dar o troco, pois “roubar” a sua atenção também faz parte da estratégia das pessoas tóxicas, ignore-as, pois será sua arma mais poderosa. Jamais internalize em seus pensamentos o uma pessoa tóxica fala. Lembre-se: o que esse tipo de pessoa quer é desestabilizar você emocionalmente. Não perca seu tempo com comentários maldosos, assim você não estraga a sua festa e nem a dos demais convidados.
– A mais importante das dicas inteligentes é liberar seu perdão para esse tipo de pessoas. Releve, deixe seus pensamentos fluírem para coisas positivas e aproveite a festa de Natal. Caso a pessoa tóxica caia na real e lhe peça desculpas, aceite sem alimentar o rancor e, tampouco fique rememorando os maus feios da pessoa com relação a você, pois quem libera o perdão tira de seus ombros o peso de não carregar mágoas no coração. Não há problema algum em liberar o perdão por mais tóxica que a pessoa seja, pois, ao fazê-lo, você vai tirar da sua mente qualquer pensamento negativo que tenha ficado. Perdoar não significa que dali pra frente você seja obrigado(a) a caminhar junto com tais pessoas, nem que você tenha de esquecer o que elas lhe causaram, apenas não alimente a vingança em seu coração, use essas lembranças para amadurecer e fortalecer sua saúde emocional.