Dezembro é um mês cheio de comemorações e nesses momentos não falta bebida e comida para todos os gostos. Mas o montante de lixo produzido após as festas é enorme e alguns resíduos podem causar ferimentos nos profissionais da limpeza se não for embalado da maneira correta antes de ir pra lixeira.
Então, para proteger quem cuida da limpeza da cidade, a Prefeitura de Boa vista sugere que a população adote alguns cuidados quando for descartar o lixo.
Conforme o secretário de Serviços Públicos Thiago Amorim, latas, espetos de churrasco, copos e garrafas de vidro ou qualquer material perfurocortante precisam ser bem embalados.
“Só a sacola não é suficiente porque rasga. O ideal é envolver esses itens em papel, colocar em caixas e ou até dentro de garrafas pet. São coisas simples que evitam que alguém se machuque e até tenha problemas mais graves de saúde já que o lixo é altamente contaminante”, salientou.
Este ano, 28 coletores de lixo sofreram ferimentos com esses materiais e como neste período a demanda aumenta, outros profissionais também podem se tornar vítimas. O coletor Francisco Alves já teve essa experiência e, em 9 anos de trabalho, já viu muitos outros colegas passarem pela mesma situação.
“A gente não sabe o que tem dentro das sacolas e precisa fazer o serviço rápido. No dia do meu acidente eu estava de luva, mesmo assim quando eu meti a mão, o vidro me cortou e levei até ponto. Se tivesse bem embalado não teria acontecido. As pessoas precisam criar o hábito de embalar direito”, disse.
Passo a passo para o descarte correto do lixo:
- Não descarte materiais perfurocortantes diretamente na lixeira;
- Separe embalagens de metal, vidro ou material pontiagudo dos demais resíduos;
- Ao invés de usar sacola, armazene em outro tipo recipiente como caixas de papelão ou garrafas pet e certifique-se de que estejam bem fechados;
- Se possível, escreva na embalagem que tipo de material tem dentro dela;
- Colabore com a limpeza da cidade colocando o lixo para fora somente nos dias que o caminhão for passar pelo seu bairro.
Fonte: Da Redação