Um caminhão carregado com lixo hospitalar e resíduos recicláveis vindo de Pacaraima, interior de Roraima, foi apreendido no município de Rio Preto da Eva no Amazonas, enquanto o motorista tentava realizar o descarte da carga. O homem foi preso.
Veja o vídeo:
Entenda
O secretário municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Rio Preto da Eva, Martinelli Gonçalves, denunciou nas redes sociais que na última sexta-feira dia 29 dezembro, ocorreu a apreensão do caminhão.
Questionado sobre o descarte do lixo, o motorista apresentou um documento com suposta autorização para o serviço ao secretário de Infraestrutura e Limpeza Pública do município, Herton Sobreira.
Conforme o Termo de Cooperação Técnica estabelecido entre a Secretaria Municipal de Rio Preto da Eva e a Prefeitura de Pacaraima, o descarte do lixo seria feito de segunda-feira à sexta-feira por uma empresa credenciada em ambos os municípios. O documento tem a assinatura do dia 5 de dezembro, do prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato e Martinelli.
Contudo, Martinelli disse que o documento era falso e segue afastado do cargo. “Um contrato totalmente falso com a minha assinatura e do prefeito de Pacaraima. Tudo Falso, e a gente vai esclarecer […] então, fizeram essa falsificação e entregaram para o seu Herton. Loucura, pois conheço o mundo jurídico e isso é falso! Quem faz parceria interestadual é o governador e intermunicipal é o prefeito. No entanto, jamais em relação a trazer lixo hospitalar e jogar aqui em nosso município“, disse.
Do mesmo modo, Gonçalves disse que o processo de licitação apontam outras irregularidades. “O processo é todo criminoso e ainda assinado pelos engenheiros da secretaria e tudo copiado da internet. Vamos descobrir quem fez essa bagunça. Fui na delegacia conversei com o delegado e ele disse: ‘vamos fazer o inquérito’, ressaltou.
O Roraima em Tempo procurou o Prefeito de Pacaraima para esclarecimentos sobre o caso e aguarda retorno.
Fonte: Da Redação