Escolas públicas e privadas começaram hoje (8) a aplicar as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Cerca de seis milhões de estudantes devem fazer o Saeb 2021.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um aplicador chegará ao colégio com 30 minutos de antecedência. Para isso, as instituições de ensino vão agendar os dias e horários.
As turmas que participarem não terão aulas nesses dias. Os testes do Saeb devem seguir até 10 de dezembro de 2021.
Depois que os testes tiverem sido aplicados, em até 190 dias os resultados preliminares estarão disponíveis para diretores das escolas no sistema on-line do Inep.
Saeb baseia políticas públicas nas escolas
Todos os estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, de escolas públicas que tenham pelo menos 10 matriculados na etapa de ensino vão fazer a prova. Eles responderão questões de língua portuguesa e matemática.
Com os resultados das avaliações, espera-se produzir indicativos de qualidade de ensino (como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb), monitorar resultados de políticas públicas, assim como diagnosticar dificuldades na aprendizagem das disciplinas.
Do mesmo modo, amostras de crianças do 2º ano do ensino fundamental de escolas públicas também estão selecionadas para responder às provas. Assim como as demais, elas farão testes de português e matemática.
Em contrapartida, amostras de alunos do 9º ano do ensino fundamental de colégios públicos responderão questões sobre ciências da natureza e ciências humanas.
A avaliação inclui, também, amostras de estudantes de escolas particulares de 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. Eles participarão dos testes de português e matemática.
No caso dos estudantes do 9º ano, alguns responderão sobre ciências humanas e ciências da natureza.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil