Janeiro Branco: a importância dos cuidados com a saúde mental

Campanha tem como objetivo, o alerta de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico

Janeiro Branco: a importância dos cuidados com a saúde mental
Foto: Divulgação

De acordo com a Organização Mundial de Saúde-OMS, uma em cada quatro pessoas no Brasil será acometida por algum transtorno mental ao longo da vida. Essas doenças são desencadeadas por constantes crises de estresse, onde os mais significativos são: a ansiedade, depressão e pânico.

Diante desse quadro preocupante o Congresso Nacional através do PL 1.836/2019, converteu em lei no dia 26/04/2023 o “Janeiro Branco”, que objetiva alertar as pessoas para os cuidados com a saúde mental e emocional, com foco nas doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

Nos estudos realizados pela OMS os trabalhadores são os mais afetados, onde registram um alto índice de adoecimento devido ao estresse no ambiente de trabalho e, que o Brasil lidera com o maior número de pessoas que sofrem com o transtorno da ansiedade, onde o índice da população diagnosticada positivamente é de 9,3%, o que daria uma média de quase 19 milhões de brasileiros com carteira de trabalho assinada. Porém, devemos considerar que esse número seja bem maior, em virtude de que uma parcela considerável da população brasileira trabalha informalmente. Outro dado alarmante é que nos últimos anos as doenças mentais tiveram um aumento considerável, o que coloca o Brasil com a população que mais sofre com o transtorno da ansiedade.

Em um levantamento realizado em agosto de 2023 feito pelo Instituto Data Folha, “três em cada dez brasileiros se sentem ansiosos, têm problemas com sono e com a alimentação sempre ou frequentemente. Um quarto manifesta pouco interesse ou prazer em fazer as coisas e um quinto relata dificuldade de atenção ou concentração”. Neste levantamento também se verificou que pelo menos um quinto da população (21%) pesquisada se consultou com Psicólogo e/ou Psiquiatra entre julho de 2022 e agosto de 2023. Sendo que este mesmo percentual (21%) teve diagnóstico confirmado de ansiedade, 15% foram diagnosticados com depressão e 8% com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDHA).

Sinal Vermelho

O “sinal vermelho” foi acionado há exatos 01 ano atrás, onde no ranking de 64 países pesquisados o Brasil registrou o pior índice de saúde mental, ficando à frente apenas do Reino Unido e da África do Sul, com 11 pontos abaixo da média geral (estes dados foram extraídos da edição do relatório anual do Estado Mental do Mundo, encomendado pela organização de pesquisa sem fins lucrativos Sapien Labs).

Em outubro deste ano foi realizado um estudo inédito, o qual teve sua divulgação feita por uma plataforma privada de telemedicina Conexa, onde participaram gestores e profissionais de recursos humanos de 767 empresas do Brasil e, ficou constatado que a saúde mental do brasileiro no ambiente do trabalho vive um momento crítico. O estudo teve uma amostragem de 1.589 pessoas que responderam perguntas elaboradas, onde 87% afirmaram terem se afastado do trabalho devido as doenças que afetam a mente. A ansiedade liderou com 51% de trabalhadores afetados, seguida pela depressão com 17%, o estresse com 16% e a síndrome de Burnout com 14%. O levantamento foi realizado entre os dias 8 e 10 de agosto de 2023, com participantes do Congresso Nacional de Gestão de Pessoas-Conarh em São Paulo-SP.

Os transtornos da mente são um problema de saúde pública e assim devem ser considerados pelas autoridades da área da saúde. Conforme divulgado no site do Governo Federal, o sistema de saúde do Brasil prevê “a garantia do direito constitucional” ao cuidado à saúde mental. Essa norma positivada no direito brasileiro possui uma abrangência geral, ou seja, todas as doenças existentes estão contempladas pela norma constitucional, o que torna um dever do Estado brasileiro os cuidados com saúde da mente da nossa população, onde o Brasil tem a obrigação de oferecer condições dignas de cuidados com a saúde mental de toda a população do país.

Hismayla Pinheiro
Hismayla Pinheiro (@psihismaylapinheiro) é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica, com experiência em orientação profissional. Além disso, é a psicóloga oficial do “Miss Universo Roraima”. Toda segunda-feira, orientações valiosas nesse divã virtual de como manter a sua saúde mental. Marque sua consulta (95) 99144-1131

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x