Mulher perde vaga para transplante de rins em Porto Alegre por falta de passagens na Sesau

Paciente tinha consulta marcada para 22 de novembro na Santa Casa de Misericórdia, mas Sesau não emitiu passagens aéreas

Mulher perde vaga para transplante de rins em Porto Alegre por falta de passagens na Sesau
Fachada da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) – Foto: Ian Vitor Freitas/ Roraima em Tempo

Maria do Rosário, 60 anos, tem problema renal crônico. Ela faz hemodiálise há dois anos. O processo é para um transplante nos rins, pois já não funcionam. A mulher procurou a reportagem da 93 FM para relatar a sua situação nesta quarta-feira (10).

Ela relatou que em novembro do ano passado, iria para Porto Alegre realizar o transplante. A consulta já estava marcada para dia 22 na Santa Casa de Misericórdia. Entretanto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) não emitiu as passagens. Desse modo, Maria do Rosário perdeu a vaga.

“Eu fui fazer todo o protocolo que é exigido pela medicina. […] Eu já tinha feito entrevista com a Junta Médica. Já tinha feito a entrevista com a assistente social e estava tudo ok. A única coisa que eu estava esperando era para receber a passagem numa sexta-feira”.

Mas acontece que somente na sexta-feira passada (5), a mulher recebeu uma ligação para avisar que iria fazer o transplante no dia 10 de janeiro. Então ela conta que foi solicitado um exame, mas saiu o resultado e ele segue sem informações.

“O resultado saiu, a minha filha mandou e não me deram nenhuma resposta. Dessa vez agora não me deram nada por escrito, foi só aquele aviso verbal. E até essa hora ninguém me deu nenhuma solução”.

Conforme a denunciante, depois da data em que ela perdeu a consulta por falta das passagens, três pessoas já foram encaminhadas pela Sesau. Ela então questiona o motivo de não ter o mesmo benefício.

“Eu queria tirar dúvida. Por que já foram três e eu fiquei? Mas qual é o problema? Qual é a diferença que depois do dia 22 já foram três pessoas. Teve um que já ficou lá diretamente e doi foram e voltaram e porque que eu fiquei no esquecimento?”

Citada

A equipe de reportagem procurou a Sesau que por meio de nota disse que Estado solicitou a atualização de exames da paciente para que seja dado o prosseguimento da autorização de trânsito da referida. Além disso, ressaltou que a emissão do TFD da paciente ocorreu pela falta de disponibilidade de vaga de diálise na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Por fim, disse que a consulta da mulher foi reagendada para o dia 15 de janeiro.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x