O processo seletivo de 2024 para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai disponibilizar 768 vagas em duas instituições públicas de educação superior em Roraima. O número corresponde a 0,3% do total de vagas do programa (264.360), que terá somente uma etapa de inscrição de candidatos para todo o ano. Os quantitativos de vagas são preliminares e podem mudar até o início das inscrições.
Ao todo, Roraima tem duas instituições federais participando do Sisu 2024. A Universidade Federal de Roraima (UFRR) é a instituição roraimense com o maior número de oportunidades, com 749. Na sequência, está o Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Roraima (IFRR), com 49.
Confira a lista de vagas por instituição pública de Roraima:
Instituição | Número de vagas |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) | 719 |
Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Roraima (IFRR) | 49 |
Inscrições Sisu 2024
O período para se inscrever no processo seletivo do Sisu 2024 será de 22 a 25 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A inscrição é gratuita e podem realizá-la todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.
Além disso, é preciso que o candidato tenha obtido nota acima de zero na prova de redação, conforme a Portaria MEC n. 391/2002, e não tenha participado do Enem 2023 na condição de treineiro (candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação).
A edição terá uma única etapa de inscrição às vagas ofertadas pelas instituições participantes para todo o ano. Serão oferecidas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024, de acordo com os Termos de Adesão assinados pelas 127 instituições de ensino superior que aderiram à seleção.
Novidade para o ano de 2024
O Ministério da Educação divulgou o Edital n. 22/2023, referente ao processo seletivo do Sisu 2024, no dia 29 de dezembro de 2023.
A novidade da edição de 2024 é que a seleção deste ano seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Com isso, todos os candidatos inscritos na modalidade dessa Lei terão classificação conforme o seu desempenho no Enem e o seu perfil socioeconômico, preenchido na inscrição no Sisu, primeiramente na modalidade de ampla concorrência.
Em seguida, caso não sejam selecionados nessa modalidade, serão classificados nas reservas da Lei de Cotas atendidas pelo seu perfil socioeconômico, podendo haver seleção em uma dessas modalidades da Lei, conforme o art. 20 da Portaria Normativa n. 21/2012 (alterada pela Portaria n. 2027, de 16 de novembro de 2023).
Dessa forma, a medida tem como objetivo, beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.
Nesse sentido, todas as instituições de educação superior participantes do Sisu 2024 seguirão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, de acordo com a atualização da Lei de Cotas, quilombolas.
Sobre o sistema
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi instituído pela Portaria Normativa n. 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa n. 21, de 5 de novembro de 2012.
O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos).
Fonte: Da Redação