Testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aplicação de vacinas, consultas médicas, odontológicas, pré-natal, exames e farmácia estão entre os procedimentos oferecidos nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Boa Vista. Desde o ano passado, o horário de atendimento ao público foi ampliado.
Para garantir o acesso aos serviços oferecidos pela Atenção Primária, 32 UBSs funcionam em horário corrido, das 7h às 19h, sem interrupções.
Já as unidades Délio Tupinambá, Olenka Macellaro e Aygara Motta, localizadas nos bairros Nova Cidade, Caimbé e Cidade Satélite, respectivamente, iniciam os atendimentos às 7h e encerram à meia-noite.
“Ampliamos o horário de atendimento para dar possibilidade ao usuário de ter acesso ao serviço de saúde. Pois muitos trabalham durante o dia e não têm condições de procurar um serviço de saúde por estar no horário de expediente. Essa medida contribui significativamente para garantir o acesso à Atenção Primária”, disse o coordenador do Núcleo de Atenção Primária a Saúde, Edilberto Nobre.
Novos profissionais
Por fim, a gestão continua com os investimentos na saúde do município. Atualmente, a Atenção Primária dispõe de 154 médicos enviados pelo Ministério da Saúde para ampliar a cobertura de atendimento à população. Ainda, a composição de profissionais das unidades conta com 141 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), formada por médico, enfermeiro, técnico e agente comunitário de saúde.
Fonte: Da Redação