A Universidade Federal de Roraima (UFRR) assinou nesta quarta-feira (7) um protocolo de intenção para a implantação de um hospital universitário no estado. O termo é assinando juntamente com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O investimento total para as obras é de R$ 50 milhões e ocorre meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
De acordo com o reitor da UFRR, José Geraldo Ticianeli, o momento é considerado histórico para a universidade.
“Essa vertente assistencial será fortalecida, principalmente porque nós trabalhamos em rede junto com o Governo do Estado e as prefeituras municipais. Outro ponto importante é um fortalecimento do nosso tripé, do ensino, da pesquisa e extensão, que é o fomento de novas residências, de novas possibilidades, para que nós possamos aumentar a fixação de egressos, principalmente do curso de Medicina, que tem que procurar outros estados para terminar suas especializações”, disse.
Do mesmo modo, a diretora de Atenção à Saúde da Ebserh, Lumena Castro, falou sobre as expectativas da parceria.
“É uma alegria poder de fato estar em Roraima. Assumimos com a reitoria o compromisso de juntos com os gestores locai ampliar o nosso cuidado. Vamos poder inovar com o bloco de saúde indígena junto ao hospital. Então pra gente este momento é muito importante com a rede local e ofertar atendimento de qualidade e resolutiva”, disse
Lumena também ressaltou que os investimentos do Governo Federal vão ser aplicados.
“O Pac nos possibilita a fazer um terceiro bloco, melhora e qualificar os outros blocos existentes. É isso que vai dar celeridade e de fato poder muito rapidamente de ampliar e qualificar o cuidado prestado” explicou.
Próximo passo
Agora, equipes da UFRR e da Ebserh realizarão um diagnóstico do Hospital e planejarão a operação do novo HU, incluindo a definição de pessoal, orçamento e melhorias necessárias. O novo Hospital Universitário vai funcionar no atual Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco, ele fica na zona Oeste de Boa Vista.
Além disso o local terá serviços como: assistência médico-hospitalar, ambulatorial, apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade. Além da prestação de serviços de ensino, pesquisa e extensão voltados à formação de profissionais da área da saúde.
A previsão é de ampliar o número de leitos, dos atuais 128, para 180, sendo 20 de Terapia Intensiva para adultos, além da criação de Centro de Imagem, Centro Cirúrgico bem como o ambulatório de Especialidades Médicas.
Sobre a Ebserh
Por fim, a Ebserh tem vinculo com o Ministério da Educação (MEC). Sua criação ocorreu em 2011. Atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Fonte: Da Redação