Idosa com pancreatite não consegue fazer cirurgia por falta de exame no Governo

De acordo com denúncia, Secretaria de Saúde não teria pago a clínica conveniada que realiza o exame

Idosa com pancreatite não consegue fazer cirurgia por falta de exame no Governo
Fachada do HGR – Foto: Rosi Martins

Francisca Macário leite, 64 anos, sofre com pancreatite por causa de pedras na vesícula, que descobriu após dias internada no Hospital Geral de Roraima (HGR). A Eva Leite, filha da paciente, procurou a reportagem da Rádio 93FM para denunciar que a mãe não consegue fazer a cirurgia, porque o Governo não pagou a clínica conveniada que faz o exame necessário para o procedimento.

A idosa fez uma parte dos exames necessários, mas falta apenas um. Eva Leite, filha da paciente, explica a situação.

“Ela começou a sentir dores aí eu e minha irmã a levamos no Cosme e Silva. Aí lá detectou que o problema era mais sério. Então tivemos que ir para o HGR. Aí no HGR ela ficou internada. Então deu pancreatite, e nisso levaram ela para o Lotty Iria para poder desinflamar e fazer os outros exames. Só que esse último exame que tá faltando, o Estado não está fazendo porque não pagou ainda a empresa que faz esse tipo de exame”.

Trata-se do exame CPRE, que utiliza simultaneamente a endoscopia digestiva e imagem de raio-X. Com a pancreatite, Eva explicou que a mãe está impossibilitada de fazer até as atividades mais simples do dia a dia.

“A pedra deslocou da vesícula. Então ela não pode fazer esforço. Praticamente ela não pode fazer nada em casa devido à localização que ela [a pedra] está no momento. Então esse exame é justamente para localizar a pedra para poder fazer a cirurgia no local correto”.

Família busca alternativas

A família continua à espera do exame pela clínica, mas já busca outra saída que é tirar dinheiro do próprio bolso para fazer esse exame em uma clínica particular .

“Nós fizemos uma pesquisa e encontramos de R$ 1220 o exame. Eu e meus irmãos vamos juntar esse valor e vamos mandar fazer particular. Fazer o exame por fora, levar para o HGR para juntar com os que ela já fez para que eles venham a marcar o dia da cirurgia”.

A reportagem procurou a Sesau. Por meio de nota, disse que o HGR está dando alta aos pacientes e no ato da retomada, serão contatados pela equipe da unidade hospitalar para a retomada dos procedimentos.

Fonte: Rádio 93 FM

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x