Moradores da vicinal 21, no município do Cantá, interior de Roraima, relataram a dificuldade de fazer a travessia no local em razão de uma ponte de madeira queimada.
Conforme Maria Oliveira, parte da estrutura está queimada há três semanas, após um vizinho realizar queimada nas proximidades.
“Esse fogo se espalhou e quando a gente viu, já estava queimando a ponte. A parte principal que foi queimada foi a parte que segura [ a estrutura]. Não tem como nós, os moradores, fazer a reforma dela. Não temos condições pois precisa de estrutura, de máquina para mexer com aquilo”, explicou.
Veja vídeo:
Intrafegável
Além disso, a mulher explicou que o local está intrafegável. “A ponte está intrafegável. Uma máquina que veio fazer um serviço no vizinho foi que abriu um desvio. Não passa carro pesado tem um bom tempo, desde quando a ponte foi feita, pois ela já era uma ponte provisória até a outra ser feita, no entanto, estamos até hoje esperando”, disse.
Do mesmo modo, Maria disse que os moradores temem o inverno, já que na época, eles costumam ficar ilhados.
“Na época de chuva com uma ponte a gente fica de oito a nove dias ilhados. Sem a ponte, vamos ficar o inverno todo. Temos crianças, idosos, transportes que rodam aqui dentro e quando vier a chuva? Vamos atrás de quem tem canoa? E se acontecer um acidente?”, questionou a mulher.
Cobram soluções
Nesse sentido, a mulher também ressaltou que as autoridades sabem sobre o problema e a necessidade da construção de uma nova ponte fixa no local.
“Essa ponte quem fez foi os moradores e o prefeito soube. Disseram que íamos ganhar uma ponte nova, mas até hoje, nada. Ele conhece muito bem a nossa região, sabe da ponte […] ele falou pra um morador daqui que poderia ajudar com o material”, disse Maria.
Citado
A Rádio 93 FM entrou em contato com a Prefeitura do Cantá para esclarecimentos sobre o assunto, no entanto, não recebeu retorno.
Fonte: Rádio 93 FM