Maternidade Lona
O vídeo de uma mãe mostrando o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth chamou a atenção de várias pessoas do Brasil em uma rede social nesta quinta-feira (29). Com mais de 190 mil visualizações e mais de 12 mil curtidas, a publicação mostra a estrutura da unidade, apelidada pela população como “Maternidade de Lona”. O comentário de uma internauta, que teve mais de 1.800 curtidas, diz: “Meu sonho q esse vídeo viralize e envergonhe o governador de Roraima”. Outra escreveu em caixa alta: “NUNCA MAIS RECLAMO DA MINHA CIDADE”. Uma usuária da plataforma e moradora do Ceará respondeu: “Eu vi esses dias no Jornal Hoje, e fiquei em choque!”.
Medo e insegurança
O vídeo também teve reações de várias moradoras de Roraima e que já tiveram a experiência de dar a luz no local. “Quase morri nessa maternidade, mas passo bem graças a Deus”, escreveu uma internauta. “Por causa disso eu perdi meu bebê. Espero que um dia esse governador pague por tantas crianças que morreram no governo dele”, comentou outra. Preocupada, uma gestante respondeu “Vou ter neném nessa maternidade e vocês não imaginam o medo que estou”.
Escolas de lona
Um jovem aproveitou o sucesso do vídeo para comentar, em tom de brincadeira, que em São João da Baliza, Sul de Roraima, também tem a “escola de lona”. É que o Governo de Roraima investiu mais de R$ 8 milhões na contratação de 100 salas de aula improvisadas, que já foram alvo de diversas denúncias de pais e alunos. A estrutura montada na Escola Estadual 1º de Maio de Rorainópolis, por exemplo, ficou danificada após uma chuva. As salas ficaram alagadas e, por isso, as aulas precisaram ser suspensas. Outro caso foi uma sala de aula improvisada na Escola Estadual Francisco Ricardo Macedo, que teve os forros levados pelo vento.
Filas
Na manhã desta sexta-feira (1º) um homem gravou a entrada da Clínica Especializada Coronel Mota lotada de pacientes aguardando para marcar exame. Alguns, segundo ele, esperam desde às 03h da manhã. O vídeo foi compartilhado nas redes sociais e a queixa de muitos moradores nos comentários foi a mesma: as pessoas só podem agendar consultas com alguns especialistas em dias específicos da semana, o que gera essa aglomeração. É triste ver que a tecnologia não é usada como aliada para resolver esse tipo de situação, que chega a ser humilhante para os cidadãos. Enfim, do que adianta pagar cada vez mais impostos se não recebemos o retorno disso?