Venda
Até quem não entende nada de investimentos sabe que vender um terreno é, na maioria das vezes, prejuízo. Com o crescimento urbano e a organização das cidades, os terrenos tendem a valorizar a cada ano que passa. É isso, por exemplo, que vai acontecer com o Distrito Industrial que, segundo o Governo do Estado, receberá investimentos no asfalto de diversas ruas. Pelo menos é o que vem sendo anunciado há uns dois anos. Mas, até agora nada de obra no local.
Surpresa
Surpreendentemente, o governador Antonio Denarium (PP) que entende bastante de negociatas imobiliárias, decidiu vender 14 áreas do Distrito Industrial. O mesmo onde ele diz que vai investir recursos públicos para a urbanização. A ação por si só, já deixa uma pulga atrás da orelha. Porém, uma ação civil pública denunciou coisas ainda mais graves, que passaram despercebidas dos olhos das pessoas comuns.
Ilegal
O edital da venda por maior preço tem itens que contradizem a própria legislação estadual. Entre eles, o prazo de validade da avaliação do valor dos terrenos. Na ação, o destaque é para o fato de que o Governo do Estado está considerando valores defasados, de uma avaliação feita ainda em 2019, portanto bem distante da realidade atual. Ato que pode ser considerado ilegal, porque o próprio Governo do Estado editu o decreto 29.758-E, no seu artigo 34, parágrafo único diz que as avaliações são válidas por apenas 12 meses. Será que Denarium esqueceu disso?
Descontão!
Além da irregularidade verificada, outro fato curioso é o descontão autorizado por Denarium caso o comprador do terreno pague à vista. Pois se isso acontecer, o valor do imóvel pode cair pela metade. Considerando os valores atuais, a ação destaca que o Governo venderá os terrenos cobrando a mixaria de aproximadamente R$ 50 por metro quadrado e ainda poderá reduzir pela metade o valor a ser pago graças a esse descontão. Resumindo: Denarium está abrindo mão de um patrimônio do povo de Roraima e praticamente doando essas áreas para os seus futuros compradores.
Quem são?
E como em Roraima não faltam suspeitas sobre atos ilícitos praticados dentro da gestão de Denarium, muita gente já sabe quem são os interessados em comprar os terrenos do Distrito Industrial. Então, pra variar, a maioria é formada por grandes empresários, alguns até que financiaram a campanha de Antonio Denarium ao governo do Estado em 2018. Dessa forma, a decisão de Denarium em praticamente doar os terrenos do Distrito Industrial é vista por muitos como uma cortesia pelo apoio político que ele recebeu desses grandes empresários ou mesmo, o resultado de novos acordos considerando as intenções que Denarium já manifestou publicamente sobre o seu futuro político.
Fake News
Causou estranheza também as declarações do governador em âmbito nacional ao dizer que a Prefeitura de Boa Vista era a culpada pelos baixos índices de vacinação do Estado. Coube ao próprio grupo da emissora que exibiu a fantasiosa entrevista com o governador de Roraima, esclarecer os fatos. Em texto publicado no site do grupo, foram apontadas as contradições nas declarações feitas por Denarium. Em um trecho o governo chegou a afirmar que Pacaraima tinha alcançado índices de vacinação melhores que o de Boa Vista. Mas, não é isso que consta no sistema do vacinômetro, que é mantido pelo próprio governo. Outra contradição foi em relação aos índices de internação. Denarium disse que o Estado estava abaixo de 20%, mas na rede estadual, 24% dos leitos estão ocupados.
Politicagem
O governador chegou a acusar a gestão municipal de promover politicagem em relação ao enfrentamento da pandemia. Mas ele só esqueceu de contar o desastre que é a gestão que ele mesmo faz na saúde do Estado. Foram nove trocas de secretários, escândalos de compras superfaturadas favorecendo políticos aliados, bem como empresários amigos. Da mesma forma, Denarium também não explica a falta de medicamentos, materiais no HGR e na Maternidade. Como também fechou os olhos para as pessoas que morreram na fila aguardando uma cirurgia eletiva. Isso sem contar as vidas perdidas na pandemia devido a desorganização na gestão estadual que atrasou, por exemplo, o funcionamento do Hospital de Campanha. Infelizmente, foi Denarium que fez politicagem negociando o comando da Sesau para manter aliados políticos, sem nenhuma preocupação com a população. Até agora, nada melhorou.
Perguntinhas:
- Por que mesmo com R$ 1 bilhão em conta, Denarium não consegue organizar os serviços de saúde?
- A quem interessa entregar quase de graça os terrenos do Distrito Industrial que são um patrimônio do povo de Roraima?
- Será que Denarium usou seus conhecimentos sobre a aquisição de imóveis para fazer o edital de venda das áreas do Distrito Industrial?
Pensamento do Dia
“O dinheiro tem que servir, não governar”- Papa Francisco