Na manhã desta segunda-feira (25) o prefeito de Boa Vista Arthur Henrique (MDB) realiza reunião com comitê para debater medidas e recomendações em razão da quantidade de queimadas e fumaça na capital.
O prefeito fez o anúncio na manhã de hoje em coletiva que seria para anunciar um pacote de obras. No entanto, ele decidiu priorizar o assunto.
O encontro do comitê, marcado de forma emergencial ocorre após o alto índice de poluição no ar. Dentre as primeiras medidas está a recomendação para as escolas em não realizarem atividades ao ar livre. Além disso, a Prefeitura deve suspender atividades ao ar livre de idosos que fazem parte do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
De acordo com Arthur Henrique, os municípios de Cantá e Mucajaí, que são os mais próximos de Boa Vista, são os principais com focos de incêndio. Por esse motivo que nos dois últimos dias a cidade ficou coberta por fumaça, que se propagou devido aos ventos.
“As condições do ar da cidade piorou de ontem para a hoje. E por isso nossa prioridade é o ar que as pessoas respiram em Boa Vista. Já são cinco meses que a Prefeitura vem realizando ações para evitar que os focos de incêndio tomem grandes proporções. Infelizmente ações como essas não foram tomadas no restante do estado”, disse.
Por fim, o prefeito anunciou que ainda nesta segunda-feira deve anunciar de forma concreta as medidas e recomendações para a população.
Defesa Civil
Conforme Cleyton Medeiros, diretor da Defesa Civil Municipal, o principal fator para o crescimento de queimadas é a prática ilegal por parte da população. Ele destaca algumas medidas já realizadas, que são as atividades de conscientização e fiscalização intensa.
“É uma situação bem complicada, devido a tantos focos de incêndio que a população tem deixado de se expandir. A recomendação é que as pessoas se hidratem bastante, evitem atividades físicas em locais abertos. A gente pede que a população fique em locais fechados”, informou.
Fonte: Da Redação