A segunda edição do Festival Internacional Sesc de Música de Roraima já está com data marcada para 2024. O evento ocorrerá de 15 a 26 de julho, na capital Boa Vista.
Serão 12 dias de uma intensa programação de cursos, ensaios e apresentações culturais em importantes locais da cidade, como o Teatro Jaber Xaud, Teatro Municipal de Boa Vista, Parque do Rio Branco, Igreja Matriz e outros.
Os alunos e artistas da área da música que tiverem interesse em participar das atividades como Cursos de Práticas de Conjunto, Masterclass, Música de Câmara, Canto Lírico, Canto Coral, Ensaios e Apresentações já podem fazer a inscrição por meio de formulário on-line até o dia 3 de junho.
São ofertadas 280 vagas para brasileiros e estrangeiros com idade acima de 10 anos. Os participantes farão parte de turmas Intermediárias e Avançadas:
Turmas Intermediárias
Nessas turmas, serão aceitas inscrições de moradores de Roraima, com idade acima de 10 anos.
- Turma de Violino: 40 vagas.
- Turma de Viola de Arco: 10 vagas.
- Tuma de Violoncelo: 10 vagas.
- Turma de Contrabaixo: 06 vagas.
- Turma de Prática de Conjunto (oboé, flauta transversal, clarinete e fagote): 20 vagas.
Turmas Avançadas
Já nestas turmas, serão aceitas inscrições de residentes de Roraima com idade acima de 14 anos e de alunos moradores de outros estados ou países com idade superior a 18 anos.
- Turma de Violino 1: 12 vagas.
- Turma de Violino 2: 12 vagas.
- Turma de Viola de Arco: 08 Vagas.
- Turma de Violoncelo: 12 vagas.
- Turma de Contrabaixo: 06 vagas.
- Turma de Madeiras: 15 vagas.
- Turma de Metais: 15 vagas.
- Turma de Percussão Erudita: 14 vagas.
- Turma de Canto Coral: 90 vagas.
- Turma de Canto Lírico: 10 vagas.
“É importante que os interessados leiam todo o edital, se atentem aos prazos, benefícios e regras, e observem bem os documentos e anexos que devem ser inseridos no formulário no ato da inscrição”, pontuou a gerente de Assistência e Cultura do Sesc, Regina Moura.
Festival Internacional Sesc de Música
O primeiro Festival Internacional Sesc de Música ocorreu na cidade de Pelotas-RS, no ano de 2011 e, desde então, já foram realizadas 12 edições do evento no local.
Além disso, o evento conta com a participação de Orquestras Jovens do Sesc de 11 estados, que formam a Orquestra Sesc Brasil para apresentação no evento.
Em 2023, foi a vez de Roraima estrear o Festival que ocorreu ao longo de 10 dias, também no mês de julho, e atraiu pessoas de diversos estados do Brasil e de outros países.
Com o sucesso da primeira edição em Roraima, o evento segue em 2024 para reforçar o fomento da cultura no estado.
Fonte: Da Redação