Filiação
Quem pretende concorrer a uma vaga para vereador ou prefeito nas Eleições Municipais de 2024 deve ficar atento aos prazos previstos em lei. Os interessados precisam estar filiados a um partido e com domicílio eleitoral estabelecido no município onde pretende disputar o pleito até a data-limite de 6 de abril. Ou seja, seis meses antes do dia da votação, marcada para 6 de outubro, em primeiro turno.
Exigências
A filiação a um partido, bem como o domicílio eleitoral são alguns dos requisitos previstos na Constituição Federal para que a pessoa possa se candidatar. Mas também existem outras exigências, como por exemplo, a nacionalidade brasileira, o pleno exercício dos direitos políticos, o alistamento eleitoral, a idade mínima de 21 anos para se candidatar a prefeito ou a vice-prefeito, e a idade mínima de 18 anos para vereador.
Janela partidária
Em Boa Vista muitos pré-candidatos já escolheram seus partidos no período da chamada ‘janela partidária’. Como por exemplo, os vereadores Vavá do Thianguá, Júlio César Medeiros, Dr. Ilderson e Thiago Fogaça se filiaram ao MDB-RR em evento que aconteceu recentemente com a presença do presidente da sigla no estado, Romero Jucá e também de Teresa Surita e Arthur Henrique. Com as filiações, o MDB se tornou o partido com maior numero de vereadores da Câmara de Boa Vista. É que a sigla já contava com Bruno Perez e Zélio Mota que assumiu como suplente de Regiane Matos.
Prazo
Regiane Matos, eleita em 2020 para vereadora, assumiu a Secretaria de Saúde do município em 2022. No entanto, ela deve sair do cargo até sexta-feira (5) e reassumir a cadeira na Câmara de Boa Vista. O prazo para secretários se desincompatibilizarem do cargo para concorrer nas eleições é de seis meses antes do pleito. Outros possíveis candidatos também devem se afastar.