Nesta sexta-feira (5) ocorre o Workshop ‘Canto com Excelência’, ministrado pelo maestro Zacarias Fernandes, de Manaus (AM). O objetivo é aperfeiçoar cantores, coristas e outros profissionais da área da voz. A oficina começa a partir das 18h, no auditório do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), na Praça do Mirandinha.
O workshop vai abordar elementos sobre a prática vocal, como postura expressiva, respiração racional e articulação. Assim como a sonoridade uniforme e dinâmica, entre outros itens que envolvem o caráter do “canto com excelência”, que na visão do ministrante, representa o canto consciente, com desempenho de qualidade e eficiência.
Para participar, os interessados devem se inscrever através do contato 95 99142-5660 (Jéssica Magalhães). A taxa é de R$65,00 (PIX, com envio do comprovante). As vagas são limitadas.
Workshop com maestro de Manaus
O Workshop contará com a presença do maestro Zacarias Fernandes, graduado em Música e Pós-graduado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e membro fundador da Academia Amazonense de Música.
Além disso, ele participou de diversos cursos nas áreas de canto coral, técnica vocal e regência. Zacarias participa ativamente do movimento coral brasileiro, tendo atuado como regente em 21 estados brasileiros, em especial o Festival Nacional de Coros, no Maranhão, onde o Coral do Teatro Amazonas, sob sua direção, conquistou, em 1992, o troféu de melhor coral pelos júris técnico e popular.
Desde o seu início em 1997 até o ano de 2017, foi o regente preparador do coro no Festival Amazonas de Ópera. Em setembro de 2011 coordenou a implantação da Orquestra Sinfônica da Universidade do Estado do Amazonas, sendo seu regente titular até 2012. Foi professor do Centro de Artes da UFAM entre 2014 a 2016, atuando na área de canto coral e técnica vocal infantil e adulto.
Desde 2018, trabalha na formação de grupos corais comunitários em Manaus, Santarém, Porto Velho, bem como no Rio Branco. Ou seja, ele desenvolve workshops e masterclasses de canto e formando multiplicadores do canto coral na região.
Fonte: Da Redação